Prelado escreveu uma mensagem para o guião do mês «Outubro Missionário».

O presidente da Comissão Episcopal das Missões considerou que a “tarefa missionária” não é opcional, mas uma “consequência lógica da fé e do Batismo”, lembrando que em cada cinco pessoas “só uma conhece Jesus Cristo”.

“Precisamos, pois, de missionários. De homens e mulheres «comuns» que se disponham a dar largas ao impulso de uma fé que é dinamicamente «contagiante». E que, em nome da Igreja, vão por esse mundo fora «gerar» novos filhos de Deus, na fé e no batismo”, explica D. Manuel Linda, a respeito do Dia Mundial das Missões que a Igreja Católica celebra hoje.

Na mensagem publicada no Guião Missionário 2016/2017, o prelado refere que aos “novos filhos de Deus” é preciso “nutri-los” com a formação religiosa e a promoção humana em todas as áreas – saúde; educação; alimentação; convivialidade – e também na “purificação” dos aspetos da “cultura ancestral que não se coadunam com a dignidade humana e com a nobreza dos filhos de Deus”.

O presidente da Comissão Episcopal das Missões começa por recordar que o Papa Francisco, no âmbito do Ano Santo Extraordinário, instituiu os sacerdotes designados por ‘Missionários da Misericórdia’ cuja caracterização – “ser testemunha da proximidade de Deus e do seu modo de amar” – exige-se “a todo o batizado”.

Neste contexto, o prelado questiona se a presença do cristão “na cidade dos homens” pode exercer-se de outra forma que “não seja anunciando que Deus não se retirou do mundo”.

“O fiel em Cristo poderá «armazenar» somente para si o conhecimento desta alegre novidade e ora, se esta tarefa é urgentíssima nas nossas dioceses, não o é menos no vasto mundo”, observa.

D. Manuel Linda alerta para a “terrível verdade” do número de pessoas que ainda não conhece Jesus, mesmo com o “imenso trabalho, de suor e martírio” de dois mil anos de fé cristã.

O Centenário das Aparições de Fátima, em 2017, também está presente nas páginas centrais do Guião Missionário 2016/2017 e o presidente da Comissão Episcopal Missões pergunta se essa celebração “não impulsionará” os portugueses a levar ao mundo “o desígnio da misericórdia de Deus”.

As Obras Missionárias Pontifícias explicam que o mês missionário tem origem no Dia Mundial das Missões, que se celebra este domingo, e a data foi instituída pelo Papa Pio XI em 1926, como um “dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos”.

G.I./Ecclesia:CB/OC

CategoryIgreja