Encontro inédito em Portugal sublinhou importância do diálogo entre as várias comunidades.

Os bispos europeus de rito oriental, que se reuniram este ano em Portugal, lançaram hoje um apelo pelo fim da violência e da guerra na Ucrânia e Médio Oriente.

“Neste momento histórico, estamos próximos dos que são duramente afetados por causa da violência e da guerra que continua a afetar muitos povos, em particular a Ucrânia e o Médio Oriente”, refere o comunicado final do encontro, que decorreu entre quinta-feira e domingo, em Lisboa e Fátima.

O texto, enviado à Agência ECCLESIA, manifesta ainda a proximidade dos bispos aos “mais vulneráveis e isolados”, pedindo que estes não caiam nas redes de tráfico de pessoas.

O encontro de bispos católicos de rito oriental é uma iniciativa promovida pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e este ano contou com a participação de responsáveis de países ocidentais, como Portugal, França, Alemanha e Itália.

O presidente do CCEE, cardeal Angelo Bagnasco, disse à Agência ECCLESIA que hoje existem boas relações entre Igrejas ocidentais e Igrejas orientais.

“Há sacerdotes de lá que vêm ajudar aqui, apoios que se trocam, experiência. É um caminho muito bonito que há que continuar”, precisou.

O arcebispo de Génova elogiou a forma de “viver e pensar a fé” nos cristãos orientais, a sua Liturgia, o seu “sentido místico”.

Para este responsável, é urgente unir forças e ajudar os cristãos no Médio Oriente, “sobretudo fazendo entender às autoridades que os católicos não estão sós no Oriente”, há uma “rede de relações”.

O encontro dos bispos das Igrejas Católicas de Rito Oriental na Europa contou com a participação, como convidado especial, do patriarca sírio Gregório III Laham.

A sessão de abertura, em Lisboa, teve a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

57 bispos prosseguiram depois os trabalhos à porta fechada, em Fátima, na companhia do prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais (Santa Sé), cardeal Leonardo Sandri, do arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e do núncio apostólico em Portugal, D. Rino Passigato.

A iniciativa concluiu-se com uma celebração litúrgica presidida pelo arcebispo greco-católico de Kiev, D. Sviatoslav Shevchuk, na Basílica da Santíssima Trindade, com a passagem pela Porta Santa da Misericórdia.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja