Encontro de Advento; União das Misericórdias em Festa; Cursilhos de Cristandade; Festa da Cáritas; Curso de Formação do CNE; Jubileu da Misericórdia; Crismas em Ribolhos.

Preparando o Natal, o Bispo e os Sacerdotes da Diocese encontraram-se, em encontro de Advento, na manhã de 21 de Novembro, no Seminário de Nossa Senhora da Esperança. Depois da Hora Intermédia, com reflexão orientada pelo Bispo, seguiu-se um tempo de oração pessoal, com espaço de reconciliação, terminando com a bênção do Santíssimo Sacramento. A seguir, houve tempo de informações sobre alguns assuntos de interesse, terminando a manhã com o almoço de confraternização.

Na manhã do dia 26 de Novembro, esteve reunida em Viseu, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia, junto ao Rossio, a direção da União das Misericórdias de Portugal, na celebração do seu 40º aniversário. A razão desta escolha – e para além de a Santa Casa local estar a celebrar os 500 anos de existência – foi porque a União nasceu em Viseu, há 40 anos, por ação do Pe. Virgílio Lopes, na altura, Provedor em Viseu. D. Ilídio foi convidado para estas comemorações, esteve presente e dirigiu algumas palavras de circunstância.

Na tarde do mesmo dia 26 de Novembro, D. Ilídio recebeu a Equipa dos Cursilhos de Cristandade que vai realizar o próximo Curso, de 30 de Novembro a 3 de Dezembro. Manteve-se uma conversa de muito interesse, a propósito das atividades deste Movimento. O encontro terminou com a Bênção dada pelo Bispo aos elementos que vão orientar a próxima atividade.

Nas instalações da Quinta dos Compadres, realizou-se um jantar de confraternização e de angariação de fundos – Ceia de Advento –, promovida pela Direção da Cáritas Diocesana. Estiveram presentes mais de 200 pessoas. D. Ilídio também esteve presente, no início, ausentando-se por força de outros compromissos.

Nas instalações do Colégio da Via Sacra, decorreu mais um Curso de Formação de Dirigentes do CNE (Escutismo Católico Português). Desta vez foi um curso de Formação Geral de Pedagogia Escutista (FGPE). No início da noite de 26 de Novembro, D. Ilídio foi estar com o grupo, presidindo à Eucaristia, tendo concelebrado o Assistente Regional do CNE – Pe. Geraldo Morujão.

Celebrando o Jubileu dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Viseu – numa nova atividade jubilar desta Santa Casa – e os 40 anos da União das Misericórdias Portuguesas, D. Ilídio presidiu à Eucaristia do 1º Domingo do Advento, na Igreja da Misericórdia, em Viseu. A Eucaristia foi transmitida pela RTP1 para todo o país e estrangeiro, através da RTPI. Estavam presentes as Direções e muitos Irmãos destas 2 Instituições.

Na Igreja Paroquial de Ribolhos, Castro Daire, houve administração do Sacramento do Crisma, na tarde do 1º Domingo do Advento – 27 de Novembro. D. Ilídio presidiu à Eucaristia, sendo concelebrada pelo Pároco – Pe. António Sobral – pelo Arcipreste – Pe. Paulo Diamantino – e por outros Sacerdotes, párocos. Estiveram, também, o Pe. Jorge Carvalhal e o Diácono – António Beato Serra, paroquiano de Moledo. Na ampla e renovada Igreja, completamente cheia, foram crismados 53 cristãos, quase todos jovens. A celebração foi animada por um grupo da paróquia, orientado pelo pároco.

G.I.