Bispo convida à mudança de pessoas e instituições.

D. Ilídio presidiu este domingo à Missa na igreja da Misericórdia, pelos 500 anos de instituição da Santa Casa local, pedindo “alternativas” para os problemas das pessoas e instituições, criando condições para um “tempo novo”.

“Precisamos de mudar muita coisa em nós e nas instituições, nos critérios, nas relações, na mentalidade, na vida”, disse D. Ilídio Leandro, na homilia da celebração, perante responsáveis da diocese e da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), que assinalava 40 anos da sua criação, aqui, em Viseu, quando o Pe. Virgílio Lopes era Provedor da Santa Casa.

No início do tempo litúrgico do Advento, o prelado falou na necessidade de uma conversão “pessoal, social e global”, possível para os que “abrem o coração ao Natal”.

O nosso bispo convidou os presentes a conhecer os “défices” da sociedade, com vontade de mudá-los.

Para ele, os católicos são chamados a entender o Advento como “razão para viver, amar e esperar” apesar do “desencanto”, na certeza de que “a felicidade é possível”.

Os 500 anos de vida da Santa Casa da Misericórdia de Viseu têm sido assinalados ao longo de 2016 com conferências, colóquios, concertos, exposições e outras atividades.

D. Ilídio Leandro afirmou que celebrar a “misericórdia de Deus” passa por “soluções refletidas e certas” para os problemas contemporâneos.

“Todos somos necessários, não só para que haja Advento, mas para que haja Natal”, insistiu.

A celebração do dia da instituição da Santa Casa, na Igreja da Misericórdia, integrou-se nos 40 anos da UMP, fundada em Viseu.

“Justifica-se a ação das Misericórdias, porque o amor de Deus quer chegar a todos, independentemente das carências materiais ou sociais”, referiu D. Ilídio, no final da Missa.

A sessão solene de encerramento do programa comemorativo dos 500 anos da Santa Casa da Misericórdia de Viseu está marcada para 10 de dezembro, no Teatro Viriato, Viseu.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryBispo, Diocese, Igreja, Viseu