Com a colaboração do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família, realizou-se, nesta noite, mais uma sessão de formação, em Canas de Santa Maria, para as paróquias de Parada de Gonta e Canas de Santa Maria.

A sessão foi dedicada aos três primeiros capítulos da Exortação Apostólica do Papa Francisco “Amoris Laetitia”, sendo dinamizada pelo casal Hélio (diác.) e Gina. O Vigário para a Pastoral da Família, Pe. Miguel, também esteve presente, bem como outro casal da Equipa Diocesana para esta área de acção pastoral.

Foi apresentada a finalidade da Exortação “A Alegria do Amor” e o contexto em que aparece, propondo “valores à luz da Palavra” que possam ajudar as famílias a descobrir o dom da alegria que pode brotar de uma relação em casal, que espelha o amor de Deus, quando respeita o projecto desse mesmo Deus para a famíia.

Mesmo no “rasto de sofrimento e sangue” que a realidade de hoje mostra, em tantas famílias, a força do trabalho e “a ternura do abraço”, que faz “dar a vida por quem se ama” será sempre fonte de alegria.

O Pe. Miguel alertou para a necessidade de “ler” a “Alegria do Amor” tendo em conta a “realidade de hoje” no que se refere à família, o que nos obriga a “irmos além” da ideia de família que nos foi mostrada pelos nossos pais.

“Alguns desafios” que são postos hoje a quem se dedica à pastoral da família e na família exigem a consciência da “vocação da família”, tal como Jesus a apresenta, apontando para a “plenitude do projecto divino” para a família, que inclui o “acolhimento e transmissão da vida”, em verdadeira “igreja doméstica”.

Amanhã, quinta-feira, às 21:00 horas, haverá mais uma acção de formação dedicada à “Amoris Laetitia, em Tondela, para o conjunto das paróquias das duas Unidades Pastorais em formação.

G.I.