Primeira parte de recolha de donativos feita nas comunidades católicas da Europa.
O Papa Francisco enviou 6 milhões de euros para ajuda humanitária na Ucrânia, perante a “crise” que atinge o país, informou hoje a Rádio Vaticano.
A emissora pontifícia recorda os cerca de 10 mil mortos e 22 mil feridos provocados pelo conflito que se iniciou em 2014, com particular incidência no leste ucraniano.
A situação levou o Papa e o Vaticano a oferecerem “ajuda concreta” à população, promovendo uma recolha de donativos nas comunidades católicas da Europa, a 24 de abril.
Um primeira tranche, com metade dos 12 milhões de euros recolhidos então, está já a ser aplicada para “garantir a sobrevivência” das pessoas com aquecimento e cuidados médicos, explica o secretário do Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (Santa Sé), monsenhor Giovanni Pietro Dal Toso.
O responsável recorda ainda o “problema dos refugiados” que se deslocaram para Kiev e os arredores da capital, fugindo das zonas de conflito.
Nesta primeira fase, a Santa Sé está a colabora com agências da ONU, as quais têm “maior possibilidade de acesso” a regiões consideradas mais difíceis.
O Papa lembrou a situação na Ucrânia durante a sua tradicional mensagem de Natal ‘urbi et orbi’: “Paz às mulheres e homens que sofrem ainda as consequências do conflito no leste da Ucrânia, onde urge uma vontade comum de levar alívio à população e implementar os compromissos assumidos”.
G.I./Ecclesia:OC