Reunião da CELF; Movimentos laicais (CNAL); Reunião Arciprestal; Natal dos Sem-abrigo; Cantos de Natal; Departamento das Migrações; Junta de Freguesia de Viseu;  Coro Mozart canta Natal; Celebrações de Natal.

Na manhã do dia 19 de Dezembro, houve a normal reunião da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), em Fátima. D. Ilídio Leandro esteve presente, como de costume. Avaliaram-se realizações recentes e programaram-se outras, para acontecerem proximamente.

Ainda no dia 19 de Dezembro, D. Ilídio encontrou-se com a Direção da CNAL, em Fátima e conversou sobre a possibilidade de se realizar em Viseu o próximo Encontro Nacional desta organização. Esta realização em Viseu é a pedido da Presidente da CNAL – Dr.ª Juíza Alexandra Viana, depois do mesmo encontro ter tido lugar no Porto, em Coimbra e em Évora. Por vontade da Direção, o IV Encontro será em Viseu, a 18 de Novembro de 2017.

Realizou-se nas instalações paroquiais de Oliveira de Frades a reunião arciprestal de Lafões, na manhã de Quarta-feira, dia 21 de Dezembro. D. Ilídio esteve presente, presidiu à oração da manhã e acompanhou os trabalhos, moderados pelo Arcipreste – Pe. Mário Lopes Dias.

Promovido pela Direção da Cáritas Diocesana, realizou-se uma refeição com algumas pessoas que, sem abrigo, ou com algumas carências primárias, têm mais dificuldades. Esta refeição teve lugar nas instalações da antiga maternidade, por concessão da Santa Casa da Misericórdia de Viseu. D. Ilídio tomou parte neste encontro de refeição e de partilha de votos de Natal, que teve lugar no início da noite de 21 de Dezembro. O contacto pessoal e o interesse pela condição de cada um marcou a presença do Bispo, num testemunho de proximidade aos mais pobres.

Também no dia 21, à noite, na Catedral, houve Festa de Natal. Vários grupos corais, a convite da Câmara Municipal de Viseu, ali estiveram e tornaram muito agradável parte da noite, cantando belas melodias, interpretadas e apresentadas com muita perfeição. D. Ilídio esteve, presente, também.

Com a coordenação do Diácono Alexandre, foi reorganizado o Departamento Diocesano das Migrações e da Mobilidade Humana, que está ligado ao Secretariado Diocesano da Pastoral Social. Na tarde de 22 de Dezembro, os elementos deste Departamento apresentaram-se ao Bispo e com ele trocaram algumas impressões sobre o que pensam que deve ser realizado.

Também nessa tarde de Quinta-feira, os elementos da Junta de Freguesia de Viseu e da Assembleia de Freguesia apresentaram ao Bispo cumprimentos de Natal. Com o Presidente – Dr. Diamantino Santos – vieram os restantes elementos e houve uma boa oportunidade de conversar com D. Ilídio sobre a atividade que estes órgãos autárquicos têm realizado e sobre alguns projetos em agenda.

Já ao início da noite de 22 de Dezembro, o Coro Mozart deliciou todos os presentes – que encheram a Catedral – com uma belíssima Festa de Natal. D. Ilídio esteve presente e dirigiu algumas palavras de parabéns a todos os elementos do Coro, conduzidos pelo Maestro Dionísio Vila Maior.

Como de costume, D. Ilídio presidiu às celebrações de Natal, na Catedral, à meia-noite de 24 para 25 de Dezembro e na manhã do dia 25. No início da tarde de 25, celebrou na sua terra natal, a pedido do Pároco – Pe. Valmor Marcolin.

G.I.