45.º líder dos Estados Unidos da América tomou posse na passada sexta-feira.
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos da América divulgou um conjunto de indicações para as celebrações da sexta-feira passada, marcada no país pela tomada de posse do novo presidente dos EUA, Donald Trump.
“A tomada de posse do presidente dos Estados Unidos é um momento particularmente importante que concentra a atenção de todas as populações. É conveniente que a oração da Igreja, sobretudo reunida na Eucaristia, esteja em consonância com esta ocasião”, realça aquele organismo, num comunicado publicado através da internet.
No guião proposto para as celebrações deste dia, destacam-se orações “pelo novo presidente, para que tenha sempre presente, em todas as ocasiões, a missão de proteger e defender os direitos dos cidadãos, especialmente os mais fracos e vulneráveis”.
“Que a sua administração possa ser conduzida com justiça, e seja a todo o momento útil para o povo que preside”, refere o texto.
As intenções que vão ser lidas durante as missas deste dia, um pouco por todos os Estados Unidos da América, referem também a importância do 45.º presidente do país “encorajar o devido respeito pela virtude e pela religião” e de “exercer as leis com justiça e misericórdia”, combatendo todo e qualquer tipo de “crime, vício e imoralidade”.
A tomada de posse de Donald Trump como presidente teve lugar na sexta-feira, ao meio-dia, em Washington (às 17h00 de Lisboa), e incluiu um juramento com a mão em cima de duas bíblias.
Aos 70 anos, Trump é o homem mais velho a assumir até agora a presidência dos EUA, numa cerimónia que terá contado com a presença de mais de 900 mil pessoas.
JCP