Uma tenda ampliou o espaço que era escasso, na Igreja, para a festa da ordenação diaconal do Paulo. Uma pequena multidão ali foi acolhida, em clima de grande alegria, numa tarde de sol, com temperatura de amenidade primaveril.

D. Ilídio Leandro ordenou esta tarde, como diácono, o primeiro de três jovens que se preparam para o exercício do sacerdócio na diocese de Viseu. Idêntica celebração acontecerá em cada um dos dois próximos Domingos, em Canas de Senhorim e Moledo, respectivamente.

Na sua homilia, D. Ilídio considerou que, em Destriz se concretizava, de certa forma a profecia de Isaías: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz se levantou”. O Bispo considerou que, no Paulo, prestes a ser ordenado diácono, brilhava uma luz “para guiar todos os que querem seguir Jesus Cristo”. “Aceitar o Diaconado, no caminho do sacerdócio, é aceitar ser conduzido pela Luz e é disponibilizar-se para, em Jesus, ser luz para todos aqueles que, na ação pastoral e pessoal, possam ser ajudados a encontrar-se com o Senhor da Luz”, acrescentou.

“Caríssimo Paulo, como é bom, desafiador e estimulante comparar o teu SIM com o destes homens do Evangelho”. D. Ilídio referia-se ao texto do Evangelho deste dia, que apresentava o chamamento dos primeiros discípulos, que seguiram de imediato o Mestre, deixando tudo.

“Adivinha-se o mesmo brilho nos olhos; a mesma alegria na voz; a mesma generosidade no serviço; a mesma confiança na entrega…”, afirmou D. Ilídio, dirigindo-se ao Paulo, prestes a ser ordenado diácono, tendo em vista o sacerdócio.

D. Ilídio aproveitou o “momento para saudar os que estão felizes pela tua ordenação e a agradecem a Deus. Os teus Pais, Irmã e familiares; Destriz e os Párocos – Pe. Jorge Luís, até há pouco e Pe. Gabriel. O Arciprestado de Lafões e Párocos, com o Arcipreste; a Diocese e os Seminários – Viseu e Interdiocesano, em Braga. Saúdo os Reitores, Superiores, Professores e Colegas. Lembro, de forma especial, o nosso Presbitério, as paróquias onde trabalhaste – atualmente, a do Viso e seu Pároco, o Vigário-Geral”.

O clima era de alegria e festa, em acção de graças, olhando esta ordenação como dom à Igreja de Viseu, um dos frutos primeiros da renovação que o Sínodo pretendia e oferece.

“Caríssimo Paulo, Jesus chama-te e quer enviar-te, neste ano do Centenário das Aparições de Maria, em Fátima. No centro da Mensagem da Mãe, está a proclamação do Reino de Deus e estão os apelos à conversão, à oração, à emenda de vida…” Esta foi a proposta de acção que o Bispo fez ao Paulo “chamado ao sacerdócio ministerial” e que hoje recebeu o diaconado, primeiro grau do Sacramento da Ordem, para o “serviço à pessoa humana e à sua realização em sociedade. Que este serviço parta, sempre, da vivência e do anúncio do Evangelho e se destine a todas e a todos, a começar pelos mais pequenos, pelos mais pobres, pelos que mais precisam, a exemplo do nosso querido Papa Francisco”, concluiu D. Ilídio.

G.I.