Bispos do Centro; Pastoral do Ensino Superior; Dia dos Consagrados; Escolas Católicas; Ordenação Diaconal em Moledo.

Os Bispos das Dioceses do Centro do País reuniram, para a habitual reunião mensal, no passado dia 30 de Janeiro, em Albergaria-a-Velha, na Casa diocesana de Aveiro. Durante a manhã foi desenvolvido trabalho sobre a Exortação Apostólica “Alegria do Amor”, do Papa Francisco. Uma síntese do trabalho desenvolvido será apresentada à Conferência Episcopal como um contributo dos Bispos do Centro. Os Bispos das Dioceses do Centro também estão a preparar os Sacerdotes e, nestes, um grupo que, em cada uma das dioceses faça o acompanhamento e apoio às famílias que dele necessitem.

No dia 1 de Fevereiro, D. Ilídio Leandro teve um encontro com Assistentes espirituais, Capelães e Diretora da Pastoral do Ensino Superior da diocese de Viseu. O encontro teve início com o almoço, na Casa Episcopal, seguindo-se um tempo de trabalho, buscando formas de melhor responder à necessidade de dar apoio – humano, espiritual e pastoral – em cada Escola e diariamente aos alunos, professores e restantes agentes, tudo integrado no conjunto das diversas atividades do Ano Académico.

D. Ilídio presidiu à Eucaristia, no Dia dos Consagrados – 2 de Fevereiro – na Catedral, com participação de muitos dos Consagrados, presentes na diocese de Viseu. Concelebrou o Responsável da CIRP em Viseu – Frei Pedro Manuel Pinto Perdigão, Superior da Comunidade dos Frades Menores Conventuais, residentes nas instalações da Igreja dos Terceiros. Concelebraram, também, diversos outros sacerdotes, Religiosos e Seculares. No início da noite de Sexta-feira, 3 de Fevereiro, os Consagrados encontraram-se de novo, em jantar de convívio, celebrado no Seminário das Missões. Participaram algumas dezenas de Consagrados e D. Ilídio também participou neste momento.

Realizou-se, em Viseu, no dia 4 de Fevereiro, um encontro de Professores e de Responsáveis das Escolas Católicas. Teve início de manhã, no Auditório do Seminário Maior, Largo Santa Cristina. Acolhidos por Responsáveis do Secretariado Nacional e pela Direção diocesana local, os participantes iniciaram os trabalhos com a Oração da manhã. Os trabalhos desenrolaram-se à volta do tema geral previsto para o encontro – “Lugar do Evangelho no papel educativo da Escola Católica”. D. Ilídio orientou a reflexão tendo por base o pensamento do Papa Francisco sobre a Educação, apresentado ao 24º Congresso Interamericano de Educação Católica, que teve como tema “A Escola Católica do século XXI”.

Na tarde de Domingo, 5 de Fevereiro, teve lugar a Ordenação Diaconal do jovem Paulo Vicente, na Igreja da sua paróquia natal – Moledo – no concelho de Castro Daire. Na Igreja completamente cheia, com a presença de Seminaristas, Diáconos e Sacerdotes, da diocese de Viseu e das três que, com Viseu, constituem o Seminário Interdiocesano (Bragança, Guarda e Lamego), estiveram muitas outras pessoas, sobretudo da paróquia acolhedora e de Mangualde, onde o novo Diácono é estagiário. Para além do seu Pai, Irmãos e outros familiares, estiveram presentes os Presidentes das Autarquias – Junta de freguesia e Câmara Municipal. Seguiu-se uma refeição de convívio nas instalações da Junta de Freguesia.