«Havia de vir S. José com o Menino Jesus dar a paz ao mundo»

Nas três últimas Aparições de Nossa Senhora, aos Pastorinhos, em Fátima são significativas as referências à pessoa de S. José. O administrador, Artur Santos, no dia treze de Agosto, levou as crianças para a Vila Nova de Ourém, a fim de as interrogar. Por essa razão, condicionou a Aparição no dia 13 que a Senhora tinha combinado com os Pastorinhos.

Assim, a Aparição aconteceu no dia 19 de agosto de 1917, domingo, nos Valinhos. Nossa Senhora disse-lhes: «Quero que volteis à Cova da Iria no dia 13. Se não tivessem abalado convosco para a aldeia (nome que o povo dava a Vila Nova de Ourém) o milagre seria conhecido. Havia de vir S. José com o Menino Jesus dar a paz ao mundo. Havia de vir Nosso Senhor benzer o povo. Vinha Nossa Senhora do Rosário. Vinha a Senhora das Dores com um arco de flores à roda» (…). Partilho a minha opinião: o arco das flores que rodearia a Aparição de Nossa Senhora das Dores era o símbolo do fim das lágrimas, e o princípio do triunfo do Imaculado Coração de Maria, que todos poderiam ver.

No dia 13 de setembro, quinta-feira, meio-dia, cerca de 25 mil pessoas, estavam junto à azinheira: «Quero dizer que continueis sempre a rezar o terço à Senhora do Rosário para que abrande a guerra. A guerra está para terminar. No último dia, virá S. José com o Menino e Nosso Senhor» (…)

No dia 13 de outubro, sábado, meio-dia, na Cova da Iria estavam cerca de 70 mil pessoas junto à azinheira. Nossa Senhora deu um recado e fez uma advertência: «quero dizer-te que não ofendam mais a Nosso Senhor que já está muito ofendido, que rezem o terço todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário e que façam aqui uma capela» (…) Imediatamente a seguir tem lugar o milagre do sol:

– O astro rei roda sobre si mesmo, despedindo feixes de luz sobre a multidão. Entretanto, os Pastorinhos viram no Céu, a Sagrada Família, Nossa Senhora do Rosário, S. José e o Menino. S. José sorri e abençoa o povo.

– O sol desce. Pânico na multidão. Todos se convencem que chegou o fim… Entretanto, os Pastorinhos veem no céu Nossa Senhora das Dores, com o coração rodeado de espinhos as mãos cruzadas sobre o peito.) Com a dizer que Ela, só por si não pode fazer nada, se a nossa vontade continua rebelde).

– O sol retoma o seu lugar. Alívio na multidão… Nessa hora viram ao lado do sol, Cristo e Nossa Senhora do Carmo. É, assim, o mistério da Misericórdia de Deus, nas aparições em Fátima: Uma torrente incomensurável de graças oferecidas com a delicadeza dum convite que podemos aceitar e viver ou recusar, consoante a nossa vontade vivida na liberdade de filhos de Deus.

G.I./J.B.

CategoryFátima, Igreja