275 representantes das conferências episcopais da europa ouviram indicações o selecionador de Portugal.
O selecionador de Portugal afirmou no simpósio do Conselho das Conferências Episcopais da Europa que conhecer os jovens e acompanhá-los é uma das “principais fontes de preocupação” de quem trabalha com a juventude
“Os jovens precisam de uma proximidade muito grande”, disse Fernando Santos numa comunicação em vídeo durante o simpósio da CCEE, que decorre em Barcelona até esta sexta-feira e reúne 275 representantes dos episcopados europeus.
Para o selecionador de Portugal, é fundamental conhecer os “ambientes” dos jovens que treinam futebol e a “sua forma de estar”, mais importante do que fornecer-lhes “conceitos técnicos e táticos do jogo”.
As academias têm psicólogos, professores que ajudam no ensino e inclusivamente já trabalhei em alguns clubes que tinham sacerdotes”, referiu Fernando Santos.
Para o selecionador de Portugal “é preciso que os jovens percebam que não basta ter o talento natural para jogar à bola”, que “jogar futebol é muito mais do que jogar à bola” e “requer muito trabalho”.
Fernando valorizou a “dimensão coletiva” da vida e do futebol, disse que “o desporto é um grande veículo para que isso aconteça” e recordou que os “objetivos só se alcançam coletivamente.
“Só há verdadeiramente uma equipa e um coletivo quanto todos, mesmo aqueles que não jogam, que não têm oportunidade de jogar em cada jogo, ficam contentes quando a equipa ganha e ficam tristes quanto a equipa perde”, sublinhou.
Fernando Santos recordou que o seu percurso de vida ficou marcado pela participação num Curso de Cristandade, quando se encontrou com Deus, e partilhou o seu testemunho aos participantes no simpósio promovido pelo CCEE.
“A primeira coisa que faço quando me levanto é rezar e, à noite, a ultima coisa que faço também é rezar. Sempre invoco o Espírito Santo pedindo-lhe que me ilumine o caminho”,
Fernando Santos disse que pede na oração que “não haja nenhuma lesão grave” e pede “o dom de sabedoria” para poder guiar os jogadores, recordou.
O Simpósio promovido pelo CCEE é organizado no contexto da preparação do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, que vai decorrer no Vaticano, em 2018, reúne representantes dos episcopados europeus do setor da catequese, escola, universidade, pastoral juvenil e pastoral vocacional de 37 países, incluindo Portugal, e está a ser acompanhado pela Agência ECCLESIA.
G.I./Ecclesia:PR