Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Iniciativa inserida nos 60 anos do Tratado de Roma quer afirmar importância da UE enquanto «projeto de paz».

Os bispos católicos da União Europeia vão reunir-se em Bruxelas a partir de hoje “para debaterem o futuro da Europa”.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (COMECE) explica que a iniciativa, que decorrer até ao dia 31, insere-se na celebração dos 60 anos da assinatura do Tratado de Roma, que em 1957 marcou a constituição da UE, inicialmente designada como Comunidade Económica Europeia.

De acordo com aquele organismo, a referida assembleia vai ainda servir para “preparar o congresso europeu da COMECE que terá lugar entre 27 e 29 de outubro no Vaticano”.

“Os bispos terão oportunidade de dialogar com peritos académicos e políticos em ordem a responder da melhor forma aos principais desafios da Europa atual”, pode ler-se.

Colocar a pessoa humana de novo no centro das políticas públicas da UE “é a grande mensagem” que a Igreja Católica quer transmitir.

Uma preocupação que o presidente da COMECE, o cardeal Reinhard Marx, e o presidente da Conferência das Igrejas Europeias, o bispo Christopher Hill, pretendem transmitir a Jean-Claude Juncker, responsável máximo da Comissão Europeia, num encontro que terá lugar a 31 de março em Bruxelas.

G.I./Ecclesia:JCP 

CategoryIgreja, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: