Projeto continua iniciativas lançadas durante o Ano da Misericórdia.
O Papa Francisco promoveu a abertura de uma lavandaria gratuita para as pessoas pobres ou sem-abrigo em Roma.
Em declarações à Rádio Vaticano, o arcebispo Konrad Krajewski, responsável pela Esmolaria Pontifícia, realçou que a partir de agora as pessoas mais necessitadas da capital italiana passam a ter um local onde “podem lavar, secar e passar a ferro as suas roupas e mantas”.
A ‘lavandaria do Papa’, como foi chamada, fica situada dentro do Centro ‘Gente de Paz’, da Comunidade de Santo Egídio, no antigo complexo hospitalar de São Gallicano, na estrada com o mesmo nome, n.º 25.
À disposição passam a estar “seis máquinas de lavar roupa, seis máquinas de secar e diversos ferros de passar, doados por empresas do setor que também fornecem os detergentes e amaciadores necessários.
De acordo com a Santa Sé, este projeto pretende ajudar a “restaurar a dignidade de muitas pessoas, irmãos e irmãs”, que vivem em condições precárias e mesmo sem teto ou morada fixa.
Desta forma, o Vaticano e o Papa dão seguimento a um conjunto de iniciativas que começaram a ganhar forma durante o Ano da Misericórdia, entre 2014 e 2015, em que através da carta apostólica ‘Misericordia et misera’, desafiou à oferta de “uma experiência concreta de graça”.
O Papa já tinha inaugurado nos últimos anos um balneário e uma barbearia, perto da Basílica de São Pedro, no Vaticano; e também um dormitório para os mais necessitados.
G.I./Ecclesia:JCP