Fundação Lapa do Lobo; Celebração Pascal no RI 14; Aristides de Sousa Mendes em teatro; Confraria Gastronómica do Dão; Exposição de “Sudário” na Catedral; Semana Santa – Ramos.

Na tarde de 3 de Abril, o Senhor Presidente da Republica – Prof. Marcelo Rebelo de Sousa – visitou a Fundação Lapa do Lobo e tomou contacto com esta benemérita Obra do Dr. Carlos Torres e sua Família. D. Ilídio Leandro, a convite do Presidente da mesma Fundação, esteve presente e acompanhou todos os momentos desta visita. O Presidente da República admirou a Obra que esta Fundação faz e louvou esta família por esta ação importante, a nível cultural e social.

No fim da manhã do dia 5 de Abril, D. Ilídio esteve no Regimento de Infantaria 14, de Viseu, onde presidiu à Eucaristia, nesta Quadra quaresmal. O Capelão – Pe. José Marcelino – concelebrou. A Capela do Quartel esteve cheia, marcando presença também o Comandante desta Unidade militar. No final, D. Ilídio acompanhou o Comandante, o Capelão e todos os participantes na Eucaristia no almoço dos militares.

Na sexta-feira à noite, D. Ilídio esteve no salão cultural de Carregal do Sal, onde foi interpretada uma peça de teatro sobre a vida do Cônsul Aristides de Sousa Mendes, natural de Cabanas de Viriato. O conteúdo da peça narra os feitos deste Cônsul em Bordéus. Aqui, este diplomata de Cabanas de Viriato passou milhares de vistos a Judeus, libertando-os da condenação ao holocausto, contrariando as ordens de Salazar. Apesar das proibições e ameaças, concretizadas com a condenação ao desemprego e à miséria, Aristides de Sousa Mendes – orientado pela sua consciência cristã, bem formada – possibilitou a vida de milhares de judeus que nunca o esqueceram.

Por convite da direção da Confraria Gastronómica do Dão, D. Ilídio presidiu ao 20º aniversário desta Associação. A celebração teve lugar na Igreja da Misericórdia, na manhã de sábado, dia 8 de Abril. Antes de abençoar as insígnias dos novos membros, D. Ilídio proferiu uma lição de sapiência sobre a fraternidade.

Na tarde do mesmo dia 8 de Abril, D. Ilídio esteve na Catedral, observando uma peça de linho ali exposta, recordando o Sudário que envolveu Jesus, no momento do seu sepultamento. A peça foi idealizada, bordada e trabalhada pela Arquiteta Cristina Rodrigues e já esteve exposta no Sri Lanka, preparando-se para ir a outros países. A matéria prima – o linho – foi trabalhado pelas bordadeiras de Várzea, da freguesia de Calde que, com esta Obra, levam a fama do seu trabalho a vários pontos do globo.

A Semana Maior – com a celebração do maior mistério da fé cristã – iniciou com a celebração dos Ramos. D. Ilídio presidiu às celebrações deste Domingo de Ramos, que abre a Semana Maior, ou Semana Santa. Atualiza-se o sentido da entrada de Jesus em Jerusalém, iniciando a Semana Santa, da Sua paixão, morte e ressurreição – Mistério Pascal da Igreja. De Ramos e triunfo no início, com a bênção e a procissão; de Páscoa (paixão, morte e ressurreição) a seguir, com a Eucaristia em que a leitura central é a Paixão de Jesus. É o dia da XXXII Jornada Mundial da Juventude – convite aos jovens para celebrarem na vida o amor infinito de Deus que, em Seu Filho Jesus Se dá, por amor, para nossa salvação.

G.I.