O Papa enviou ontem uma mensagem ao patriarca ortodoxo copta do Egito, Tawadros II, por ocasião do “dia da amizade copto-católica”, onde destaca a importância da paz entre as religiões.

Na sua carta, publicada pela sala de imprensa da Santa Sé, Francisco recorda a sua recente visita ao Egito, em que os dois líderes assinaram uma declaração conjunta no sentido de contribuírem para a “comunhão plena” entre as suas duas comunidades, separadas desde o século V.

“Este laço de fraternidade desafia-nos a intensificar esforços conjuntos em ordem a uma unidade visível na diversidade, sob a orientação do Espírito Santo”, escreve o Papa argentino.

Francisco agradece “a hospitalidade” demonstrada por Tawadros II e o povo egípcio, e faz votos de que “este caminho” abra definitivamente espaço à comunhão.

Que “sustidos pela poderosa intercessão e o exemplo dos mártires, possamos continuar a avançar juntos rumo à mesma mesa eucarística, e crescer no amor e na reconciliação”, salienta.

Na mesma missiva, o Papa realça que vai continuar “a rezar” pelo patriarca ortodoxo copta, “e pela paz no Egito e em todo o Médio Oriente”.

“As minhas orações vão no sentido de que o Espírito Santo, a força e a ternura de Deus, possam encher os nossos corações com a sua graça e acender neles o fogo do seu amor. Que o espírito da paz permaneça em nós e faça crescer a esperança, a amizade e a harmonia”, completa Francisco.

G.I./Ecclesia: JCP

CategoryEcumenismo, Igreja, Papa