A Paróquia de Esmolfe, confiada a Nossa Senhora da Conceição, destinou a noite do dia 17 de junho, sábado, para uma jornada especial de louvor a Deus, honrando a Virgem Maria.
Foi pretexto para esta iniciativa a passagem do Centenário das Aparições de Fátima e a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.
Em realce estiveram também os 65 anos da recitação diária do terço na igreja paroquial de Esmolfe, agradecendo-se as inúmeras graças que a Mãe do Céu tem derramado sobre os esmolfenses.
A ocasião serviu também para reconhecimento e gratidão para com todos os que, ao longo dos tempos, deram vida ao culto mariano em Esmolfe, com particular relevo para José Lopes Antunes – o grande impulsionador daquela devoção diária – cujo centenário natalício ocorreu a 18 de junho.
Um dos seus nove filhos, João Evangelista, escreveu o livro “Memórias do Culto Mariano – Paróquia de Esmolfe”, que foi apresentado nessa noite. A obra procura resumir o amor e devoção dos esmolfenses à Mãe do Céu ao longo dos séculos.
Esta noite especialíssima começou com a Eucaristia vespertina, às 21H00, enchendo-se literalmente o templo. Continuou, depois, com intervenções circunstanciadas, intercaladas de cânticos de louvor a Maria, em jeito de serenata, até cerca das 00H15, momento em que as muitas dezenas de pessoas presentes foram convidadas a passar pelo salão paroquial, lateral ao templo, para partilha de um bolo, depois de cantados os “Parabéns a Maria”.

G.I./J.B.:Um paroquiano