D. Ilídio assinalou a edição nº 5.000 do Jornal da Beira, órgão de comunicação da Diocese, escrevendo, na “capa” da edição desta semana um texto que aqui reproduzimos, pela densidade da sua mensagem:

O nosso Jornal da Beira apresenta-se hoje com o número 5.000. Número redondo, a traduzir factos, celebrações e memórias: imagens de uma longa história da nossa Diocese de Viseu.
Estas 5.000 edições acompanharam muitos Bispos, muitos Diretores, muitos jornalistas e colaboradores, nas diversas dimensões de um trabalho árduo e persistente para que cada Jornal se torne possível. Também os correspondentes, os assinantes, os leitores… – todos importantes e indispensáveis para que esta bela história seja possível.
Como Bispo desta efeméride, quero reconhecer a grande importância e, mesmo, a indispensabilidade deste órgão diocesano. Isto supõe, requere e justifica que, mesmo apesar de dificuldades – sejam elas as maiores e as mais variadas – tudo se deve fazer para que esta história se prolongue, no tempo, ainda que atualizada pelas novas formas, sempre a requererem renovação e gosto de recriar.
Dando os parabéns aos atuais Responsáveis do Jornal da Beira – Diretor, Equipa Redatorial, Composição, Impressão – e a todos os Correspondentes, Colaboradores, Assinantes, Leitores e Amigos, quero homenagear e evocar todos os Diretores e outros Responsáveis pelo Jornal, desde o número 1, na feitura de todos os números antecedentes.
Aos atuais e a todos os que fazem parte da fita do tempo do nosso Jornal da Beira, os agradecimentos sinceros, em nome da nossa Diocese, e a certeza de que os lembrarei na Oração e na Eucaristia deste dia histórico.

VISEU, número 5.000, Junho de 2017
Bispo Ilídio Pinto Leandro