Está a nascer a Unidade de Cuidados Continuados Integrados, integrada nas valências da Fundação Joaquim dos Santos (FJS).

Em plena zona rural, este novo espaço alia um “ambiente calmo onde a intergeracionalidade e o apoio social são referências diárias”, como é descrito na página da FJS na Internet.
A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Média Duração terá capacidade para 17 camas. Trata-se uma unidade de internamento para a prestação de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial “por situação clínica decorrente de recuperação de um processo agudo ou descompensação de um processo patológico crónico, a pessoas com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável”, como descrito na referida página. Neste caso, o período de internamento tem uma previsibilidade superior a 30 dias, mas inferior a 90 dias.
Por seu turno, a Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração também tem capacidade para 17 camas. É uma unidade de internamento de carácter temporário ou permanente, que presta “apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio”. Neste caso, o período de internamento tem uma previsibilidade superior a 90 dias.
De uma forma geral, e segundo os dados conhecidos, as atividades que irão decorrer na Unidade de Cuidados Continuados Integrados versam: apoio nas atividades da vida diária; apoio psicossocial; cuidados médicos diários; cuidados de enfermagem permanentes; nutricionismo; atividades de reabilitação; cuidados de hidroterapia; cuidados de eletroterapia; cuidados de Terapia da Fala; cuidados de Fisioterapia; habilitação da família na recuperação e preparação da alta; animação sociocultural.

G.I./J.B.