Iniciativa do santuário tem como tema «O segredo da paz, o caminho do coração».
O Santuário de Fátima está a organizar o Jubileu dos Jovens que nos dias 9 e 10 de setembro vai “celebrar o acontecimento e descobrir” na mensagem de Fátima uma “proposta de espiritualidade” para os jovens do século XXI.
“Subsiste em Fátima um segredo, que é o segredo que cada um pode descobrir aqui sobre si próprio, o segredo de si próprio”, disse o padre José Nuno Silva, do Santuário de Fátima, à Agência ECCLESIA.
Com o tema ‘O segredo da paz, o caminho do coração’, o JubJovem destina-se um público entre os 16 e os 35 anos e é desenvolvido em parceria com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e envolve todos os secretariados diocesanos e movimentos de juventude católicos.
Os músicos António Zambujo e Miguel Araújo vão estar presentes na atividade, mais propriamente no Festival da Paz, na noite de sábado, dia 9 de setembro, e o padre José Nuno Silva adiantou que estão “a compor sobre textos e temas dos escritos da Irmã Lúcia”.
“Em Fátima, há cem anos, a Virgem Maria mostrou o seu coração sem mancha e ofereceu-o como lugar de encontro e de passagem para o coração de Deus, magoado com o sofrimento do homem e ofendido pelo mal do mundo”, explica a organização, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O Jubileu dos Jovens do Centenário das Aparições propõe “uma experiência intensa de silêncio e oração” e “a celebração da gratidão”.
A atividade vai desenvolver-se entre 9 e 10 de setembro a partir de quatro etapas: Preparar a paz; o coração da paz; a paz do coração e a vivência da paz.
Após o acolhimento da parte da manhã, a tarde começa com diversas propostas de preparação dedicadas ao tema da paz e a abertura oficial do Jub Jovem é às 17h00, na Capelinha das Aparições.
Uma hora depois o convite é a “refletir sobre a relação entre Maria e a paz”, com a irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da causa de canonização da Irmã Lúcia, na Basílica da Santíssima Trindade.
Antes do Festival da Paz, os jovens são convidados a rezar o Rosário e a participar na procissão de velas, a partir das 21h30, na Capelinhas das Aparições.
O objetivo é uma “direta” e o programa continua durante a noite com uma “experiência forte de silêncio em caminho”, percorrendo as estações da Via-Sacra, nos Valinhos, para chegarem “à paz de coração”, novamente na Basílica da Santíssima Trindade, com uma reflexão sobre “a paz como dom e compromisso”.
“O nascer do sol concluirá a direta”, informa o santuário da Cova da Iria.
Na manhã de domingo, dia 10 de setembro, os jovens vão reunir-se no Recinto de Oração do Santuário a partir das 10h00 para participar no terço, na Missa, no rito de envio do jubileu e na procissão do adeus.
A inscrição é gratuita mas obrigatória para que todos possam receber o kit JubJovem e deve ser feita nos secretariados diocesanos da pastoral juvenil até dia 31 de julho, informa o santuário.
G.I./Ecclesia:CB
This is Photoshop’s version of Lorem Ipsum. Proin gravida nibh vel velit auctor aliquet.
Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auctor, nisi elit consequat ipsum, nec sagittis sem nibh id elit.
Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursus a sit amet mauris. Morbi accumsan ipsum velit. Nam nec tellus a odio tincidunt auctor a ornare odio. Sed non mauris vitae erat consequat auctor eu in elit.