Retiro dos Sacerdotes; Vigários Episcopais e Arciprestes; Encontro de Crismandos; Inauguração em Póvoa da Catarina; Crismas em Pindo.
De 3 a 7 de Julho, decorreu o Retiro dos Sacerdotes da nossa Diocese, no Seminário Maior. Foi orientador o Pe. José João Aires Lobato, Vigário-Geral da Diocese de Setúbal. Para além dos Padres da nossa Diocese, participaram 3 da vizinha Diocese da Guarda. D. Ilídio esteve no início, no jantar de segunda-feira e presidiu à Eucaristia de encerramento, na sexta-feira. A importância dos Sacramentos na vida da Igreja e na vida do sacerdote e a importância de serem bem celebrados foi uma componente forte deste Retiro.
No início da tarde de 7 de Julho, D. Ilídio reuniu com os Vigários Episcopais e os Arciprestes da Diocese, na Casa Episcopal. Trocaram impressões sobre alguns temas de interesse para a Diocese, nomeadamente a colocação dos 3 novos Sacerdotes e algumas mudanças pastorais, em ordem ao novo ano pastoral, que começará em Setembro.
Ainda no dia 7 de Julho, início da noite, D. Ilídio deslocou-se à Igreja Matriz de S. Miguel do Mato, onde se encontrou com os Crismandos do concelho de Vouzela. Ali estiveram algumas dezenas de Jovens, acompanhados de Pais, Padrinhos e Párocos, preparando-se para o Sacramento da Confirmação, a celebrar no próximo dia 16, em Queirã. D. Ilídio orientou um diálogo com todos, evocando alguns pontos fundamentais na catequese de Iniciação e na vida cristã.
D. Ilídio deslocou-se a Póvoa da Catarina – lugar da freguesia de S. Miguel de Outeiro, no concelho de Tondela – na manhã do dia 8 de Julho, sábado, para participar na inauguração de melhoramentos no adro da Igreja local, dedicada a Nossa senhora das Candeias. Na Igreja, repleta de fiéis, foi celebrada a Eucaristia, estando presentes o Presidente da Câmara de Tondela, o Presidente da Assembleia Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia. Depois da Eucaristia, fez-se a inauguração das obras, com algumas palavras de circunstância, seguindo-se um almoço de convívio para todas as pessoas presentes.
Na tarde do dia 9 de Julho, Domingo, D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na Igreja Matriz de Pindo, onde crismou 42 cristãos, quase todos jovens, vindos de quase todas as paróquias do concelho de Penalva do Castelo. Concelebraram todos os párocos do concelho, estando presentes, também, as autoridades civis.

G.I.