Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Decorreu de 06 a 09 de julho, no Centro Sócio Pastoral de Viseu um encontro de formação com a presença da Responsável Geral e Assistente de Portugal, Françoise Béroudiat e 64 membros provenientes de quase todas as dioceses onde o Instituto está implantado.
Este encontro foi precedido da reunião do Conselho Nacional, que habitualmente se reúne para avaliar, programar e adaptar as directrizes do Conselho Geral aos membros do País.
Refletimos sobre alguns dos pontos essenciais do carisma de Caritas Christi, ajudando assim os novos Conselhos, que vão assumir serviço por um período de 4 anos, a fazê-lo na linha da fidelidade ao Instituto, conhecendo as responsabilidades que este comporta.
O facto de assegurar um serviço em Caritas Christi não diminui nem acrescenta nada ao essencial da vocação; É um apelo a servir, sob forma particular, durante um tempo determinado, com amor e simplicidade, mansidão e humildade de coração, segundo o espírito de Caritas Christi como menciona o artigo 89 da nossa Lei de Vida.
O encontro a nível nacional foi também uma oportunidade para celebrarmos juntas os 80 anos do Instituto, uma vez que esta efeméride terá lugar a 4 agosto. Data em que celebramos a entrega a Deus das dez primeiras de entre nós, o que suscitou no mundo inteiro leigas totalmente doadas para o Reino do Seu amor, por meio da Igreja.
Que este dia seja ocasião para, cada uma, dar graças a Deus pelo dom da vocação, pelo Instituto e por todos os dons recebidos, que as palavras dos fundadores, Juliette Molland e Padre Joseph Marie Perrin, continuem a encontrar eco no coração de muitas jovens nos dias de hoje: “A vossa vocação e a vossa razão de ser consistem em consagrar, no meio do mundo, toda a vossa vida de leigas, em busca deste ideal: crer no amor e a ele corresponder, ser, em tudo coerentes com a fé que está toda na Caridade de Deus para connosco. Isto implica não só ser filhos de Deus e viver d´Ele, mas também ter para com o próximo o coração, as palavras e os gestos de Cristo, perder-se na Sua Igreja e pelo Seu Reino.
Tal é a vossa razão de ser e o testemunho que deveis dar no meio do mundo”.
(J.M. Perrin, o.p., setembro de 1944)

G.I./J.B.:Suzete Lopes

CategoryIgreja, Pastoral, Viseu

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: