Que a população da freguesia do Monte possa nesta prova receber «apoio e solidariedade», pede Francisco
O Papa enviou uma mensagem ao bispo do Funchal para expressar a sua “consternação” pela tragédia ocorrida na freguesia do Monte, em que a queda de uma árvore matou 13 pessoas e deixou dezenas de feridos.
Na missiva, partilhada hoje na página da Diocese do Funchal e endereçada a D. António Carrilho, o Papa Francisco lamenta a “desgraça verificada na Paróquia de Nossa Senhora do Monte” e “assegura a sua proximidade espiritual aos feridos e a todos os atingidos por esta tragédia.
As vítimas da queda de uma árvore de grande porte, nesta terça-feira, dia 15 de agosto, participavam nas celebrações em honra de Nossa Senhora do Monte, consideradas como um dos acontecimentos religiosos mais importantes do Arquipélago da Madeira.
13 pessoas perderam a vida e 49 ficaram feridas, 7 das quais continuam internadas no Hospital Dr.º Nélio Mendonça, no Funchal, em estado considerado grave mas estável.
O Papa transmite na sua carta o seu “sentido pesar às famílias” que perderam os seus entes queridos.
Francisco “confia os irmãos falecidos ao amor misericordioso de Deus” e faz votos de que “os feridos e todos os atingidos”, famílias e populações, possam receber “o apoio e a solidariedade” necessárias “para superarem esta prova”.
A mensagem do Papa argentino foi remetida ao bispo do Funchal através do núncio apostólico (representante diplomático” da Santa Sé em Portugal, D. Rino Passigato.
JCP