Missa na Catedral faz homenagem à sua Padroeira

A Sé de Viseu estava bem composta de fiéis que em Dia de Santa Maria, celebrando a sua Assunção, ela que é a padroeira da Catedral, quiseram prestar a devida homenagem. Devotos da Catedral, muitos turistas e até camisolas da Volta a Portugal em Bicicleta se avistavam a aguardar o início de uma missa que, à mesma hora de um dia santo, “tem um sentimento de fé diferente” reconhecia uma turista do norte à entrada para a Eucaristia.
Aguardava-se a chega do Bispo da Diocese, D. Ilídio Leandro, que nesta data sempre preside à Missa da Catedral. Coube ao responsável pelo Cabido, o Cónego Manuel Matos justificar a sua ausência: “Vamos pedir ao senhor por interceção de Maria as melhoras para o nosso Bispo, para que o ajude a recuperar rapidamente a sua saúde, dada a operação a que foi sujeito, e o possamos ter entre nós”.
Numa explicação lúcida do evangelho, o Cónego Manuel Matos fez um apelo à esperança no sentido de “lutarmos pela transformação deste mundo”, lembrando que “Maria é a nuvem de misericórdia entre nós e o sol carregada de esperança”.
Nessa mensagem de esperança, o Cónego rezou para que a Padroeira da Catedral da Diocese “nos acompanhe sempre e nos ajude a preparar o futuro que deseja para todos”.
A data de 15 de agosto é o dia em que a Igreja Católica assinala a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, um dogma solenemente definido pelo Papa Pio XII em 1 de novembro de 1950 e celebrado há vários séculos, numa data que é feriado em Portugal.
A solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria é celebrada como dia da padroeira da Catedral de Viseu, o mesmo acontecendo em outras catedrais, em que o dia é o da festa titular das respetivas igrejas catedrais ou concatedrais. Um pouco por toda a parte há diversas festas religiosas, de padroeiras e grandes invocações de Nossa Senhora, num dia que tem perante a religiosidade popular o título de “dia das Sete Senhoras”, tal o número de invocações de Maria recordado e celebrado em diversos locais.
Na nossa Diocese, além da Catedral, em muitas paróquias em que Nossa Senhora é a Padroeira este é um dia de festa, com os mais diversos títulos: da Assunção, da Graça ou das Graças, entre outros. Também alguns santuários têm neste dia a sua principal comemoração, como o Santuário de Nossa Senhora do castelo, em Vouzela, ou o mais conhecido, mas já fora da Diocese de Viseu, o Santuário da Lapa.

G.I./J.B.:EA

CategoryBispo, Diocese, Igreja