Na agenda da reunião, esta quarta-feira, estarão questões como os conflitos na Ucrânia e na Síria e as relações entre católicos a ortodoxos.
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, está de visita à Rússia e vai encontrar-se esta quarta-feira com o presidente russo, Vladimir Putin.
De acordo com a Rádio Vaticano, que cita fonte do Kremlin, a reunião entre o representante do Papa Francisco e o chefe de Estado russo vai estar centrada em questões como “a situação dos cristãos no Oriente Médio e na África, e a situação na Síria e na Ucrânia”.
Também em “questões-chave das relações entre os Estados da Rússia e do Vaticano, incluindo os campos político e cultural-humanitário”.
Já esta terça-feira, ao receber D. Pietro Parolin , o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, realçou a importância de um momento que já não acontecia há 18 anos.
“Estamos felizes por este encontro. É a primeira visita de um secretário de Estado do Vaticano à Federação Russa, neste século”, recordou aquele responsável, sublinhando ainda a evolução registada nas relações entre o Vaticano e a Rússia, não só a nível institucional como religioso, “como testemunha o encontro entre o Papa Francisco e o Patriarca Kirill”, da Igreja Ortodoxa Russa.
Sobre o encontro entre D. Pietro Parolin e Vladimir Putin, o mesmo ministro referiu que a Rússia e o Vaticano têm pontos de vista próximos sobre a crise global e sobre os temas de paz, da justiça social e dos valores familiares”.
Quanto ao secretário de Estado do Vaticano, manifestou “honra e satisfação” por esta oportunidade de “verificar e consolidar as relações” da Santa Sé e a Rússia.
Antes da sua partida, aquele responsável expressou a esperança de que “esta visita facilite o diálogo e o entendimento entre a Igreja Católica e a Ortodoxa e contribua para a resolução de inúmeras tensões internacionais”.
A reunião entre D. Pietro Parolin e Vladimir Putin vai ter lugar esta quarta-feira em Sochi.
JCP