Reunião Arciprestal; Comunidade Sacerdotal dos Terceiros; S. Miguel em Campia; Encontro de Diáconos; Bodas de Prata de Casamento; Aniversário de Consagração Religiosa; Lar de Santa Teresinha.
Na manhã do dia 27 de Setembro, D. Ilídio esteve presente na reunião arciprestal do Dão que se realizou nas instalações de uma unidade hoteleira, entre o Sátão e Aguiar da Beira. O nosso Bispo presidiu à Hora Intermédia e fez uma pequena reflexão sobre o Plano Pastoral deste ano. Seguiram-se os temas previstos na agenda arciprestal, cuja reflexão e partilha foi orientada pelo Arcipreste – Pe. José Cardoso.
D. Ilídio convidou a Comunidade dos Freis da Igreja dos Terceiros para um almoço na Casa Episcopal – oportunidade para conhecer e trocar impressões com a nova Equipa presente nesta Igreja. O novo Superior é o Frei Francisco Ervas, continuando o Frei Giovanni Sartori. São novos elementos na Comunidade o Frei José Carlos, natural de Moledo, Castro Daire e o Frei Andrea, natural de Itália. D. Ilídio aproveitou a ocasião para desejar as maiores felicidades e agradecer um muito bom trabalho pastoral nesta Igreja, nesta cidade e nesta diocese.
Por convite do Pároco – Pe. Cláudio Ferreira – D. Ilídio presidiu à celebração do Padroeiro da paróquia de Campia – o Arcanjo S. Miguel. A celebração foi ao meio da tarde de sexta-feira, 29 de Setembro. Para além do Pároco, concelebrou, também, o Pároco de Vouzela – Pe. Ricardo Alexandre. Apesar de ser dia de semana, a Igreja estava repleta e a paróquia participou, muito festivamente, em todos os momentos da celebração.
A manhã de sábado, dia 30 de Setembro, foi dia de encontro e de reflexão para os Diáconos Permanentes da Diocese, no Seminário Maior. Estiveram todos os Diáconos da Diocese, exceptuando João Pinto Ferreira que está emigrado na Alemanha. O programa da manhã foi orientado pelo Vigário Episcopal do Clero – Cón. António Jorge. D. Ilídio esteve presente no almoço com que terminou este encontro.
Na tarde deste mesmo dia 30 de Setembro, D. Ilídio presidiu à celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz de Caparrosa, concelebrando o Pároco – Pe. Sérgio – e um anterior Pároco – Pe. José Cardoso. A razão desta concelebração foi a celebração dos 25 anos de casamento do casal Deolinda e Alfredo, naturais de Caparrosa e a viver e a trabalhar em Viseu.
Na manhã de Domingo, 1 de Outubro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia paroquial na Igreja Matriz de Lordosa, tendo concelebrado o Pároco – Pe. Amadeu Dias Ferreira – e 3 sacerdotes naturais desta paróquia – Pe. Aníbal, Pe. Claudino e Pe. Jorge Seixas. A razão destas presenças na celebração paroquial foi a de Maria da Conceição Frade celebrar os 50 anos de consagração religiosa. Presentes, também, as outras 3 irmãs desta família, igualmente consagradas na vocação religiosa.
No fim da tarde deste mesmo primeiro Domingo de Outubro, D. Ilídio presidiu à Eucaristia, na Capela do Lar de Santa Teresinha, celebrando a Padroeira desta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Presentes as Meninas que vivem neste Lar, a Irmã Adélia que as acompanha, as Funcionárias e outros Responsáveis, a Direção e a Assembleia Geral e muitas outras pessoas amigas. Depois da celebração, muito bem solenizada, seguiu-se um jantar, servido muito fraternalmente numa das salas da Casa.

G.I.