«Não deixe cair no esquecimento esta causa» – D. António Marto.
O bispo de Leiria-Fátima apelou hoje ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que assuma a “mobilização” da sociedade na prevenção aos incêndios e “não deixe cair no esquecimento esta causa”.
“Apelo que o presidente da República com a sua responsabilidade, arte de diálogo, a sua capacidade de fazer consensos e convergências assuma a mobilização da sociedade e não deixe cair no esquecimento esta causa”, disse D. António Marto esta tarde no Santuário de Fátima.
Na conferência de imprensa de apresentação da Peregrinação Internacional Aniversária de agosto, o bispo de Leiria-Fátima explicou que Marcelo Rebelo de Sousa é quem “reúne mais consenso na sociedade”.
O bispo diocesano incentivou à “mobilização da sociedade” na prevenção dos incêndios todas as suas instâncias do Estado à Igreja Católica e todas as confissões religiosas, as autarquias, as escolas e “as mais variadas associações e instituições” porque é preciso “congregar sinergias de forma concertada”.
“É preciso despartidarizar este problema que é causa nacional e não permitir que ninguém o instrumentalize”, afirmou D. António Marto sobre os incêndios que fazem com que o país viva um “momento particularmente dramático”.
Em nome pessoal e do Santuário de Fátima manifestou “solidariedade” com todas as vitimas dos incêndios em Portugal, com quem os tem “combatido”, em particular o profissionalismo dos bombeiros.
“Teremos presente esta intenção na oração da nossa peregrinação”, assinalou.
“Louvor às inúmeras iniciativas de solidariedade, generosidade, de partilha que têm surgido entre no nosso povo, seja a nível das comunidades cristãs, seja cívico.”, acrescentou.
Neste contexto, destacou o valor angariado no peditório da Cáritas Portuguesa – Cáritas com Portugal abraça vítimas dos incêndios – e a intervenção das Cáritas Diocesanas de Coimbra e de Portalegre-Castelo Branco que assumiram “a construção e reconstrução” de casas de primeira habitação.
D. António Marto adiantou ainda que já recolheram 917.221 euros do ofertório realizado nas comunidades católicas a 2 de julho mas espera-se que “seja mais de um milhão” de euros uma vez que ainda não receberam todos os ofertórios.
O também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa evocou a nota pastoral do episcopado, de 27 de abril, que chama a atenção da sociedade e dos responsáveis políticos para a “prevenção dos incêndios que se repetem todos os anos”.
G.I./Ecclesia:CB

CategoryIgreja, Pastoral