Na manhã de hoje, o Embaixador dos Estados Unidos da América, George Glass, acompanhado do Presidente da Cáritas Diocesana, Monteiro Marques, esteve em Tondela, para verificar como é que os apoios concedidos através da Cáritas estão a chegar a quem precisa.
Recebidos na Câmara Municipal de Tondela pelo Presidente, José António Jesus, e pela Vereadora responsável pela Protecção Civil, Carla Pires, os visitantes tiveram oportunidade de ver a “radiografia” das cicatrizes físicas e humanas que os incêndios de Outubro deixaram no concelho de Tondela. De forma rápida, o Presidente da Câmara descreveu o modo com o fogo atingiu todo o concelho, nos passados dias 15 e 16, quer em floresta, quer em zonas agrícolas, instalações agro-pecuárias e industriais, ou habitações. Segundo José António de Jesus, Tondela é o concelho com mais habitações atingidas, tanto de primeira habitação, como secundária. Espera ter concluída, até ao final desta semana, a avaliação dos danos, para poder iniciar, ou por administração directa dos proprietários, ou com recurso a empreiteiros locais, ou mesmo por concurso limitado, conforme os valores a investir, a recuperação das casas de primeira habitação.
Terminada a apresentação que o Presidente do Município fez, os visitantes deslocaram-se ao Estaleiro Municipal, para verem como estavam a ser recolhidos e distribuídos os pastos e rações destinados aos animais dos produtores atingidos e que todos os dias têm chegado, numa verdadeira onda de solidariedade. O mesmo se verifica em relação a bens de primeira necessidade, roupa e calçado, que tem chegado ao armazém improvisado no Edifício das Artes do Espectáculo, onde um “exército” de voluntários vai garantindo a recolha e distribuição, com a colaboração das Juntas de Freguesias.
Ainda acompanhada pela Vereadora da Protecção Civil, a comitiva visitou, em Ferreirós do Dão, uma exploração de caprinos que foi “varrida” pelo fogo, tendo, mesmo assim, a proprietária resgatado ao fogo algumas centenas de animais, para uma zona isolada da propriedade.
O Embaixador e a Esposa, impressionados com a descrição dos momentos em que o fogo atingiu as suas instalações, deixaram palavras de incentivo e estímulo para retomarem a sua actividade, garantindo que a ajuda dos Estados Unidos da América, através da Embaixada e da Cáritas Diocesana, continuaria a chegar, com a colaboração do Município, que está profundamente empenhado no apoio aos que perderam tanto com estes incêndios.
Um problema evidenciado por José António Jesus foi o dos pequenos agricultores que, não estando registados no Ministério da Agricultura, fazem agricultura de sobrevivência, ou de apoio ao rendimento familiar. Também a esses o Município quer garantir a recuperação de infraestruturas – estábulos, galinheiros, arrecadações – ou de animais vitimados, que lhes permitam retomar a sua actividade agripecuária, também numa perspectiva de “terapia ocupacional” que lhes levante o ânimo de retomar a “vida normal”.
A comitiva visitante seguiu para o concelho de Vouzela, para uma verificação idêntica, vendo no terreno o efeito e a eficácia da ajuda que estão a proporcionar.
G.I.