D. Manuel Clemente alerta para consequências da seca prolongada e recorda vítimas dos fogos florestais.
O cardeal-patriarca de Lisboa propôs ontem uma oração pela chuva, alertando para os efeitos da “prolongada seca”, que tem afetado o ambiente e as culturas, em particular pelo impacto dos fogos florestais.
“Os incêndios foram extremamente gravosos, com grande número de vítimas mortais e de feridos, além de muitos danos materiais e prejuízos económicos e sociais, que é urgente colmatar”, refere D. Manuel Clemente, numa mensagem enviada à Agência ECCLESIA pelo Patriarcado de Lisboa.
O também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa manifesta “toda a solidariedade” a quem sofreu.
“Toda a intervenção estatal e social é absolutamente prioritária”, assinala.
D. Manuel Clemente sublinha, em seguida, que a natureza admite “interrogações mais profundas” e que para um crente a natureza é “criação”.
“Os cristãos encontram nas palavras e atitudes de Jesus Cristo a luz e o estímulo para de tudo cuidarem e tudo recuperarem quando é caso disso”, observa.
A mensagem evoca casos miraculosos atribuídos a Cristo e aos santos que “com Ele estiveram inteiramente do lado de Deus para refazerem vidas, com repercussões felizes na própria natureza”.
“É este o sentido da oração, pedindo a Deus o que Ele mesmo nos quer dar, em absoluta coincidência de vontade”, precisa o cardeal-patriarca.
D. Manuel Clemente recorda que o Missal Romano inclui orações por necessidades de vária ordem, também no que à natureza se refere.
“Na presente situação, proponho aos irmãos sacerdotes do Patriarcado de Lisboa que, quando a Liturgia diária o permita, celebrem a Missa para Diversas Necessidades, com a prevista Oração Coleta: «Deus do universo, em quem vivemos, nos movemos e existimos, concedei-nos a chuva necessária, para que, ajudados pelos bens da terra, aspiremos com mais confiança aos bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo»”, escreve.
As comunidades católicas podem ainda juntar idêntica intenção na Oração Universal.
G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Pastoral