Ajudar as vítimas dos incêndios.
Este ainda permanece como o mote principal, três semanas depois dos incêndios de 15 e 16 de outubro que provocaram a morte a 45 pessoas, ferimentos em muitas dezenas, e reduziram a cinzas habitações e grandes áreas florestais do norte e do centro do país. Viseu, como tantas outras localidades pelo país, vai renovar este fim de semana a solidariedade lusitana que vem sendo noticiada, dia após dia. A doação, em massa, de vestuário e calçado, por exemplo, já é suficiente para acudir às primeiras necessidades. Mas a entrega de bens alimentares para as pessoas e rações para os animais ainda são aceites e bem-vindas. E, claro, ‘recheio’ para as casas que estão agora a ser reconstruídas em diversos locais. A Cáritas Diocesana de Viseu, num dos muitos exemplos possíveis de transmitir, entregou, no final do mês de outubro, 12 toneladas de ração nos concelhos de Tondela e 36 toneladas no concelho de Vouzela (que serão redistribuídos pelos concelhos de Oliveira de Frades e de São Pedro do Sul).
‘Viseu Abraça’ esta causa com a realização de dois grandes momentos e um terceiro de não menos importância, mas com o mesmo espírito: uma corrida e caminhada solidária que acontecerá na manhã de domingo, 12 de novembro, a partir das 10h30 na Praça de Viriato.
Futebol no Fontelo e Música no Multiusos
O primeiro ‘grande’ momento vai acontecer com a realização de um jogo de futebol, entre a Selecção Nacional e a Arábia Saudita, no Estádio Municipal do Fontelo, na noite de 10 de novembro, a 20h45. A partida de caráter amigável, com vista à preparação do Mundial do próximo ano, na Rússia, vai contar com algumas ‘caras novas’ no grupo às ordens do selecionador Fernando Santos, e também com um novo ‘arranjo’ no estádio. Isto porque vão ali estar duas bancadas amovíveis (uma no topo norte, outra no sul) que irão receber 2800 espetadores. A lotação do recinto, segundo informações da Federação Portuguesa de Futebol, entidade organizadora, deverá subir para os 6800 espetadores. Os bilhetes já estão esgotados e a receita obtida servirá para ajudar as vítimas dos incêndios. Numa iniciativa conjunta, os três canais de televisão generalista – SIC, RTP, TVI – vão transmitir o jogo em simultâneo, dando ênfase ao caráter solidário do mesmo.
No domingo, 12 de novembro, de manhã acontecerá a corrida e caminhada solidária, que tem a organização da GlobalSport. Isabel Silva, apresentadora de televisão e blogger, vai estar na sessão e guiará pelas ruas da cidade os muitos participantes que se esperam nessa manhã. Já à tarde, a partir das 16h, o pavilhão Multiusos vai acolher o concerto solidário promovido pelos músicos da região: Moullinex, de Viseu, e Samuel Úria, de Tondela. Em palco vão estar vários artistas nacionais como são os casos de Ana Bacalhau, Ana Moura, Best Youth, Carlão, Da Chick, Legendary Tigerman, Márcia e Selma Uamusse. O concerto será realizado a partir das 16 horas e tem ingressos já em venda na rede Blueticket (site e lojas aderentes), com o preço único de 10 euros. O evento é promovido pelo Município e a Viseu Marca com o objetivo de angariar receitas em favor de pessoas ou famílias afetadas nos concelhos de Vouzela, Oliveira de Frades e Tondela. Os fundos recolhidos serão entregues a instituições de proximidade que possam cumprir eficientemente esse papel.
A este propósito, Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, aludiu que “não sendo Viseu um dos concelhos mais afetados, quer apoioar os concelhos vizinhos que mais sofreram com os incêndios: Vouzela, Tondela e Oliveira de Frades, acreditando que este gesto solidário vai apoiar na reconstrução de habitações, postos de trabalho perdidos, etc.”. O autarca acrescentou que esta “resposta enriquecedora” tem uma exigência: “a Câmara de Viseu quer saber o nome das pessoas que vão ser subsidiadas. No final vamos querer um relatório detalhado”. Esta iniciativa da Câmara e da Viseu Marca conta com a generosidade de empresas do concelho, nas diferentes iniciativas.
Ricardo Araújo Pereira diz presente
O humorista Ricardo Araújo Pereira foi uma das figuras públicas nacionais que cedo se mostrou disponível para ajudar as vítimas dos incêndios, com a realização de vários espetáculos pelo país, com as receitas a reverterem a favor daquelas pessoas. Na próxima terça-feira, 14 de novembro, vai subor ao palco da ACERT, em Tondela, com ‘Uma conversa sobre assuntos’, o título do seu espetáculo. No dia seguinte, quarta-feira, 15, será a vez de o pavilhão Multiusos, em Viseu, acolher o humorista. Há muito que os bilhetes para ambos os espetáculos estão esgotados.
G.I./J.B.:PBA/EA