Decorreu no passado sábado, no Centro Pastoral da nossa Diocese, o 1º. Encontro de Catequistas do Arciprestado Urbano de Viseu, que congregou mais de duzentos catequistas de todas as paróquias do arciprestado.
No Auditório, foram acolhidos pelo Sr. Bispo, que dirigiu aos presentes palavras de incentivo para o serviço que os catequistas prestam na Igreja, lembrando a recente experiência sinodal que acentuou a necessidade de implementar as suas conclusões através de iniciativas que nos ajudem a viver e testemunhar a fé num caminho de unidade. O Arcipreste dirigiu também a todos uma breve saudação, e agradeceu o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos coordenadores de cada uma das 12 paróquias do arciprestado, particularmente ao P. Bruno e à Beatriz Simões, delegados deste sector ao Conselho Pastoral Diocesano, bem como às responsáveis das paróquias que prepararam este primeiro encontro: Rio de Loba, Viso, Ranhados e Repeses. Lembrou, ainda, que só o maior conhecimento e partilha das experiências pastorais e recursos entre as diversas comunidades, alicerçado no espírito de partilha e ajuda fraterna, permitirá alcançar os objetivos do Sínodo e que este encontro se insere nesse projeto de comunhão.
Partindo da carta pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa: “CATEQUESE: A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO” e da passagem de João 4, o episódio da Samaritana que se encontra com Jesus, o Pe. Bruno refletiu com os presentes os dois primeiros capítulos, realçando que o ser-se cristão brota do encontro pessoal entre o ser humano e Deus, encontro que urge saber discernir, criar oportunidade e acolher na pessoa de Jesus Cristo e o seu projeto de amor revelado pela sua vida, morte e ressurreição. Foi a partir das suas vivências com o Ressuscitado que os primeiros cristãos se sentiram impelidos a testemunhar e anunciar a Boa Nova de Jesus e deverá ser também esse anúncio o centro da catequese nas nossas comunidades: O encontro pessoal com Jesus Cristo.
Seguiu-se trabalho por grupos em que foi pedido que cada grupo refletisse sobre um aspecto dos “lugares” de encontro, dos seus “mediadores” e “destinatários”, identificados na dita Carta Pastoral, e que, pela sua importância, aqui reproduzimos: A Igreja; A Palavra da Escritura; A Eucaristia; A vivência da Caridade; Uma catequese comunitária; A Comunidade; Os Ministros ordenados; O Catequista; A Família e outros mediadores; As Crianças; Os Adolescentes e jovens e os Adultos.
Seguiu-se um plenário com a apresentação da síntese dos trabalhos feitos pelos grupos e o encontro terminou com um momento de confraternização, com saboroso lanche partilhado entre os participantes.

G.I./J.B.:João Paulo Sousa