Exéquias da Mãe do Dr. Paulo Machado; Ceia da Cáritas com os sem abrigo; Reunião Arciprestal de Besteiros; A Luz da Paz de Belém; O Natal na Catedral.
No início da tarde do dia 20 de dezembro, na Igreja de Nª. Srª. do Carmo, D. Ilídio presidiu às exéquias da Mãe do Dr. Paulo Machado, Diretor da Fundação S. José e do Colégio da Via-Sacra. Concelebraram com o Bispo vários sacerdotes. A Igreja estava cheia, com muita gente no exterior, todos rezando em união com a família enlutada. D. Ilídio expressou sentimentos fraternos e amigos ao Dr. Paulo Machado, ao seu Pai, Irmão e familiares, com oração pelo descanso eterno de sua Mãe.
No fim desse mesmo dia 20 de dezembro, os elementos da direção da Cáritas Diocesana, nas instalações desta Instituição, jantaram com um grupo de pessoas que, quase se pode dizer, não têm abrigo. D. Ilídio esteve, também, neste momento de festa e de comunhão natalícia, considerando esta refeição como um momento muito forte de troca de impressões e de amizade e alegria, revivendo e partilhando alguns dos valores que o Natal nos trouxe.
No passado dia 21, nas instalações paroquiais de Castelões, reuniram os Padres do Arciprestado de Besteiros, presidindo à reunião o Arcipreste – Pe. Carlos Casal. D. Ilídio esteve presente e presidiu à oração de Laudes, partilhando uma pequena reflexão. Esgotada a agenda da reunião, os presentes continuaram o encontro num restaurante próximo, em almoço de Natal.
No início da noite de 22 de dezembro, D. Ilídio presidiu, na Catedral, a uma Celebração da Palavra com o tema da Luz. O motivo foi a entrega à Diocese de Viseu – e aos 35 Agrupamentos do CNE que nela existem – da Luz da Paz de Belém que, vinda da Diocese do Porto, foi acolhida em ambiente de alegria e de oração. Estavam presentes muitas dezenas de Escuteiros, enchendo a Catedral. Também marcaram presença alguns Assistentes, juntamente com o Assistente Regional – Pe. Geraldo Morujão.
Como diz e manda a Tradição, D. Ilídio presidiu, na Catedral, às celebrações da Meia Noite e do Dia de Natal. Quer uma quer outra, foram celebrações muito bem participadas, com muita gente, sobretudo a da meia noite. Partindo das leituras da Palavra de Deus e da solenidade própria da ocasião, D. Ilídio, no momento da homilia, refletiu o sentido do Natal de Jesus, no hoje da história presente, como também noticiámos já.
D. Ilídio aproveitou estes momentos celebrativos para saudar todos os presentes, com envio para os ausentes e para o mundo, de votos de Boas Festas. Pediu também que todas e todos se empenhassem por um 2018 muito feliz.

G.I.