Oração no Santuário do Senhor dos Milagres, em Lima.
O Papa Francisco rezou hoje com meio milhar de religiosas de vida contemplativa, no Santuário do Senhor dos Milagres, em Lima, e elogiou o alcance “missionário e universal” da clausura na Igreja Católica.
“A vossa vida na clausura consegue ter um alcance missionário e universal e um papel fundamental na vida da Igreja. Rezais e intercedeis por tantos irmãos e irmãs presos, migrantes, refugiados e perseguidos, por tantas famílias feridas, pelas pessoas sem trabalho, pelos pobres, os doentes, as vítimas das várias dependências”, sublinhou, na homilia da celebração de oração com que começou o dia final da viagem em solo peruano.
Num momento mais emocional, o Papa dirigiu uma saudação especial aos quatro Carmelos de Buenos Aires, na Argentina, onde foi arcebispo.
A intervenção destacou o valor da oração nos mosteiros de clausura e do silêncio que acompanha a Igreja e a humanidade, nas suas dificuldades.
“Queridas irmãs, a Igreja não vos tolera; precisa de vós, precisa de vós”, disse o pontífice à assembleia.
O Papa sublinhou que o amor passar por ter presente o sofrimento de tantos irmãos, estando atento às suas chagas.
“Por isso mesmo podemos afirmar que a vida de clausura não fecha nem estreita o coração”, sustentou, alertando para as vítimas da “cultura do descarte”.
Francisco repetiu um apelo que tem feito em encontros deste género, pedindo que as religiosas sejam “mães” e não pessoas “amargas”.
“Que a intercessão pelos necessitados seja a caraterística da vossa oração. E, quando for possível, ajudai-os não só com a oração mas também com o serviço concreto”, apelou.
O Papa deixou ainda pedidos de oração pela “unidade na Igreja”, alertando mais uma vez para o “terrorismo” da maledicência, obra do “demónio”, já depois de ter gracejado com a presença de religiosas de vários mosteiros do Peru: “Tenho a impressão que aproveitastes a minha visita para dar um passeio”.
“Rezai pela Igreja, pelos pastores, pelos consagrados, pelas famílias, pelos que sofrem, pelos que praticam o mal, pelos que exploram seus irmãos. E , por favor, continuando com a lista de pecadores, não vos esqueçais de rezar por mim”, concluiu.
Após a oração, o pontífice saudou algumas prioresas ou abadessas, seguindo para a Catedral de Lima, para rezar diante das relíquias dos santos peruanos.
O Papa iniciou esta segunda-feira, no Chile, a sua 22ª viagem internacional, que se conclui esta noite, na capital do Peru, onde chegou na tarde de quinta-feira.
G.I./Ecclesia:OC