Reunião Arciprestal; Conselho Presbiteral; Cursilhos de Cristandade; Conferência; Associação Nacional de Freguesias; Encontro de Professores de EMRC.
Na Casa Paroquial de Sátão, no dia 24 de Janeiro, reuniram os párocos do Arciprestado do Dão, para a reunião arciprestal. D. Ilídio esteve presente e presidiu à oração inicial. A reunião foi orientada pelo Arcipreste – Pe. José Cardoso – pároco de Sátão – e decorreu durante toda a manhã, terminando com um almoço familiar, na Casa Paroquial.
Na manhã do dia 25 de Janeiro, D. Ilídio reuniu com o Vigário-Geral e com o Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral para a preparação da próxima reunião ordinária deste órgão que terá lugar no próximo dia 27 de Fevereiro. Terá como agenda, sobretudo, a reflexão e operacionalização pastoral das conclusões da Formação Permanente que terá lugar nos próximos dias 8, 9 e 10 de Fevereiro.
Por convite do Diretor Espiritual dos Cursilhos de Cristandade da Diocese – Pe. Jorge Luís – D. Ilídio encontrou-se com o novo Secretariado Diocesano deste Movimento, no início da noite de 25 de Janeiro, na sala do Secretariado, no Centro Sócio Pastoral. Ali, agradeceu aos membros propostos a aceitação desta missão, desejando-lhes um bom ano de ação cristã e apostólica.
Nas instalações da Residência do Sagrado Coração de Maria (antigo lar), em Viseu, realizou-se mais uma Conferência, promovida pelas Irmãs e que teve, como de costume, casa cheia. Foi conferencista o sacerdote Jesuíta – Pe. Carlos Carneiro – que falou sobre a Espiritualidade do cristão.
Realizou-se, em Viseu, de 26 a 28 de Janeiro, o XVI Encontro da Associação Nacional das Freguesias de Portugal. Convidado para a Sessão de Abertura, D. Ilídio esteve presente. Nesta Sessão, entre outros oradores, falou o Senhor Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa.
No sábado, 27 de Janeiro, nas instalações do Seminário das Missões, teve lugar um Encontro de Professores de Educação Moral e Religiosa Católica, que trabalham nas dioceses de Aveiro, Guarda, Lamego e Viseu. Na Oração inicial e na Sessão de Abertura, estiveram presentes D. Ilídio Leandro e D. Manuel Felício, bispos de Viseu e da Guarda, respectivamente. Mais tarde, esteve presente, de novo, D. Manuel Felício, que é o Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã.

G.I.