O novo bispo de Viseu, D. António Luciano, foi ordenado no Domingo passado, dia 17, e vai tomar posse na diocese a 22 de julho.
D. António Luciano nasceu a 26 de Março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), distrito e Diocese da Guarda, trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra; ordenado padre em 1985, foi capelão no Hospital da Guarda e na Universidade da Beira Interior, onde foi professor, assim como na Universidade Católica, em Viseu.
No fim da celebração de ordenação (17 de junho), que encheu completamente a Sé da Guarda, D. António Luciano dirigiu palavras de agradecimento a todos os presentes e desejou “ousadia, renovação, força, coragem” para as dioceses de Viseu e da Guarda.
O trabalho pastoral de D. António Luciano na Diocese de Viseu vai decorrer a partir de 22 de julho, sucedendo a D. Ilídio Leandro que pediu a resignação ao Papa Francisco por motivos de saúde e irá fazer a sua despedida pública no próximo dia 1 de Julho, Dia da Diocese.
G.I./Ecclesia:LFS