Data celebrada no domingo com encontros, Eucaristia, jantar convívio e concerto na Catedral.
“Este ano o programa do Dia da Diocese é centrado na família e na Exortação Apostólica que o Papa Francisco dá à família”, revela o administrador apostólico da Diocese de Viseu, D. Ilídio Leandro, antecipando o programa preparado para o Dia da Diocese, que é celebrado anualmente no último domingo de junho, mas que este ano foi adiado para 1 de julho por 24 de junho ser Dia de S. João Baptista.
As celebrações do Dia da Diocese começam às 15h com o encontro com as famílias dos grupos da Pastoral Familiar dos Arciprestados e com todas as famílias que estejam já no embrião dos grupos de acompanhamento a casais divorciados e recasados. D. Ilídio Leandro explica que o momento é a grande novidade do programa deste ano em que vai ser apresentada à Diocese a proposta que os bispos do Centro refletiram a partir da exortação do Papa sobre o acolhimento aos casais divorciados e recasados.
“Vamos sobretudo olhar para esse ponto. Vamos ter um encontro com casais que dão o Curso de Preparação para o Matrimónio e vamos ter em conta movimentos da pastoral familiar, mas vamos ter em conta um pequeno grupo de casais de cada um dos seis Arciprestados, para lhes explicar e apresentar esta proposta de, no seu Arciprestado, procurarem descobrir os casais que são recasados e divorciados, no sentido de lhes dar esperança e de os motivar a irem ao encontro da proposta que a Igreja faz para se refazerem, renovarem e reencontrarem uma forma de viverem o seu amor na Igreja e acolhidos pela Igreja”, explica o administrador apostólico da Diocese.
D. Ilídio Leandro sublinha que “a Exortação Apostólica trata da família no seu todo, da preparação para o matrimónio, do acompanhamento dos casais novos, do acompanhamento da família, da beleza da família”, mas “tem em conta também aqueles casais que fracassaram no seu amor através do divórcio e depois, através da procura de um novo casamento”. “Ora, naturalmente que nós para além de refletirmos todo o papel da família e toda a vida da família desde a preparação para o matrimónio até à felicidade no amor, temos que ter também um sentido pastoral para com aqueles casais que fracassaram nesse amor e que procuraram, através de um novo casamento, a sua felicidade”, acrescenta, lembrando que no domingo vai ser lançado pela Diocese um livro de apoio intitulado ‘Acompanhar, Discernir, Integrar”.
Do programa comemorativo do Dia da Diocese de Viseu faz ainda parte a Eucaristia de Ação de Graças na Catedral, às 17h, aberta a toda a comunidade. Às 19h decorre um jantar convívio no Centro Sócio Pastoral da Diocese para todos os religiosos, leigos e convidados que “colaboraram mais de perto na Pastoral Diocesana nestes anos” com o Bispo.
Mas a data também é de homenagens a D. Ilídio Leandro a poucos dias de deixar as responsabilidades episcopais após 12 anos ao serviço da Diocese. “Pensámos fazer do Dia Diocese um dia para agradecimento e despedida a D. Ilídio pelos 12 anos de Bispo da Diocese em quatro momentos”, comentou o vigário geral da Diocese, o Padre Armando Domingues. Também a Câmara Municipal de Viseu vai dedicar-lhe um concerto, marcado para as 21h30, na Catedral.

Em tom de nostalgia, o administrador apostólico da Diocese comenta que é apenas a última celebração como Bispo: “Mas é um dia que celebrarei o meu amor muito especial a esta igreja de que faço parte e vou continuar enquanto Deus quiser”.

G.I./J.B.:EA