“Pão que é abençoado se multiplica e é distribuído para nosso alimento”, lembrou D. António Luciano, na homilia que pronunciou, presidindo à celebração da Eucaristia que, ontem, em São Joaninho, assinalou os 25 anos de sacerdócio do seu pároco, o Padre Virgílio Rodrigues.
Igreja reunida com o seu Bispo, com os seus pastores, celebra o Dia do Senhor, um dia de festa para esta comunidade paroquial de S. Joaninho, com a primeira presença do Bispo nas periferias da Diocese. Porque a Igreja não comportaria todos os participantes nesta festa, a celebração realizou no Parque, à sombra das árvores, no centro de São Joaninho.
“Pão que é abençoado se multiplica e é distribuído para nosso alimento”, recordava o Bispo, explicando que “em Jesus, imagem do Bom Pastor, encontramos o modelo e a meta da vocação sacerdotal, vocação que é “dom e mistério”, verdadeira riqueza da Igreja, correspondendo à vocação baptismal, que no mistério da vocação consagrada nos lembra a importância deste dom para a Igreja: os padres são necessários, porque Cristo é necessário (S. João Paulo II).
“Deus precisa sempre de nós, não dispensa o pouco que possuímos para realizar a sua obra de salvação”, afirmou, acrescentando que “Deus é Pai e Ele providenciará sempre o maior bem para cada um de nós. Basta que lhe entreguemos o que somos e temos”, referindo-se às leituras proclamadas na Eucaristia.
“Ele é que abençoa todas as coisas e não deixa que nos falte o essencial em cada dia”, lembrou D. António Luciano, que citou o ditado popular – “O pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada”.
“Acreditar, mesmo perante o impossível, é um exercício de fé que o sacerdote nos deve ensinar a fazer, através do seu testemunho de vida, da sua fidelidade procurando a força da sua vida no Senhor”, afirmou o Bispo, recordando o milagre da multiplicação dos pães relatado no Evangelho proclamado na celebração deste Domingo.
Recordando o momento em que Jesus, junto ao lago Tiberíades, chamou os discípulos pelo seu nome, D. António lembrou aos presentes que Jesus “chamou o Padre Virgílio na sua juventude: “Tu, se quiseres, vem e segue-me”. Ele chama-nos para, como sacerdotes, estarmos atentos às necessidades do Povo de Deus”.
“Os cinco pães e dois peixes do rapazito, abençoados por Jesus, são figura da Eucaristia, onde os dons apresentados pelo sacerdote se transformam, pela acção do Espírito Santo, em Pão Vivo, o verdadeiro alimento de que precisamos”, explicou à vasta assembleia reunida em São Joaninho.
“O sacerdote é o homem da Eucaristia, o próprio Cristo que se oferece. Se o sacerdote não for absorvido (comido pelo seu povo) não será imagem de Cristo, o Bom Pastor”, afirmou D. António Luciano, acrescentando que “a Eucaristia e os sacramentos que celebra e o seu estilo de vida simples, humilde, pobre, acolhedor e atento é certeza do amor infinito de Deus.”
“Os pais e família dos sacerdotes são os maiores benfeitores de uma diocese”, afirmou D. António Luciano, terminando a sua homilia com um agradecimento ao Padre Virgílio pelo seu trabalho nas paróquias e serviços diocesanos que lhe têm sido confiados, ao longo destes 25 anos, felicitando-o: “Parabéns! Muita alegria na fidelidade, para seres um dom de novas vocações para a Igreja”.
D. Ilídio Leandro, bispo emérito da nossa diocese, concelebrou com D. António Luciano, juntamente com os sacerdotes que fazem equipa com o Pare Virgílio na Unidade Pastoral de Santa Comba Dão (Cónego Carlos Casal e Padre Pedro Leitão), a par de muitos outros sacerdotes e o diácono Joaquim Cardoso.
No final da tarde, a festa dos 25 anos de sacerdócio do Padre Virgílio continuou com o jantar-convívio numa unidade dedicada a grandes eventos, esgotando o seu salão de festas. Entre os convivas, muitos autarcas locais, nomeadamente os Presidentes de Junta das paróquias onde trabalha, que também marcaram presença na celebração litúrgica.
O grupo de jovens JOTRENA apresentou aos convivas uma encenação dramática alusiva à vocação do Padre Virgílio, merecendo muitos aplausos. O trabalho com jovens tem sido uma marca do serviço pastoral do Padre Virgílio nas paróquias por onde tem passado.
G.I.