O Projeto de Arquitetura Paisagista para o Jardim do Cristo-Rei em Cabanas de Viriato foi o projeto vencedor da edição deste ano do Orçamento Participativo de Carregal do Sal.

Das quatro propostas finalistas, esta foi a que registou maior número de votos (497) após o encerramento das votações online, às 24 horas do dia 30 de outubro.

A requalificação do Cristo Rei foi uma obra proposta pela Junta de Freguesia de Cabanas. A área de intervenção compreende cerca de 1.300 metros quadrados, de domínio público, definido como um jardim público e composto por eixos urbanos de circulação automóvel e pedonal, áreas ajardinadas, um eixo visual sobre a Serra da Estrela e o imponente monumento a Cristo-Rei. A estes juntam-se outros elementos na sua envolvente, tais como a Igreja Matriz de Cabanas de Viriato, a Junta de Freguesia, a sede da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, o Pórtico da Quinta de São Cristóvão e a Casa do Passal.

G.I./J.B.: EA