Foi este o tema da palestra de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro, na tarde de hoje, no âmbito de mais uma iniciativa integrada na celebração dos 10 Anos do Departamento dos Bens Culturais da Diocese.

A partir das 15:00, D. António Moiteiro, com D. António Luciano, D. Ilídio Leandro e D. Armando Esteves na primeira fila da plateia, apresentou a uma vasta assembleia, no Auditório do Seminário Maior, em Viseu, a importância da arte na transmissão da fé.

Apoiando-se num variado conjunto de diapositivos, percorreu dois mil anos de história do cristianismo, mostrando como a escultura e a pintura serviram, ao longo dos séculos, a transmissão da fé. Evidenciou também a evolução da arte, correspondendo à própria evolução dos estilos de representação e das condições existenciais das comunidades cristãs.

Enquadrada no âmbito desta iniciativa, foi a representação teatral de grande qualidade, que o Grupo MCHER, de Castro Daire, fez, dando a conhecer a vida do mártir jesuíta Sebastião Vieira, seu conterrâneo do século XVII. A Banda dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, juntamente com dois Coros paroquiais, deu um brilhante concerto, com peças originais, também ele dedicado à figura de Sebastião Vieira e sua relevante obra de evangelização no Oriente.

A festa terminou com uma degustação gastronómica do famoso “bolo podre”, iguaria típica de Castro Daire. No local, estava também à venda a obra “Sebastião Vieira, o Romano, Mártir Jesuíta de Castro Daire”, da autoria de João Sevivas, que escreveu também o texto teatral apresentado, uma boa síntese biográfica de Sebastião Vieira.

Fátima Eusébio, do Departamento dos Bens Culturais da Diocese, agradeceu a colaboração de todos os intervenientes, desde o palestrante aos actores, músicos e cantores, bem como a quem encheu o Auditório e, depois, a Igreja do Seminário, onde se realizou o concerto. Também o Presidente do Município de Castro Daire, presente na plateia, recebeu os agradecimentos do Departamento dos Bens Culturais, pela parceria que estabeleceu com o Departamento e que viabilizou a participação dos artistas e da gastronomia do seu município.

G.I.