O Coral Lopes Morago, da Diocese de Viseu, vai atuar na Igreja de São Mamede, em Lisboa, no próximo sábado, 24 de novembro, 16h, num concerto solidário que visa angariar fundos para o restauro do seu órgão.

Do repertório a apresentar pelo Coral Lopes Morago farão parte diversas peças de música-sacra, sendo muitas cantadas em latim, para além de outras peças já relativas ao Advento.

A paróquia de São Mamede é das mais antigas de Lisboa, sendo que há referências da sua existência datadas do fim do século XII. Ao longo do tempo a Igreja Paroquial de São Mamede foi alterando a sua localização. Depois de uma primitiva criação junto ao castelo de São Jorge, foi transferida para o seu território atual, na segunda metade do século XVIII.

A nova igreja começou a ser construída em 1782, mas demorou muito até que fosse terminada. Apenas em 1861 foi aberta ao culto. Já em 1921 foi alvo de um incêndio que a destruiu quase por completo. Porém, três anos depois, em 1924, foi reaberta ao culto. A paróquia de São Mamede pertence à vigararia Lisboa III. O atual pároco é o padre Ismael Pereira Teixeira, e o vigário paroquial (coadjutor) é o padre José Manuel Pereira de Almeida.

G.I./J.B.:PBA