Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Os diáconos permanentes da nossa diocese encontraram-se hoje, juntamente com as esposas, para uma reflexão sobre a importância do “afecto na relação com Deus”.

O encontro foi orientado pelo cónego António Jorge, sacerdote responsável pelo acompanhamento espiritual dos diáconos e realizou-se na Capela do Seminário.

Depois do acolhimento, fez-se a Oração de Laudes e seguiram-se dois momentos de reflexão, com o Santíssimo exposto. As reflexões andaram à volta da relação pessoal com Deus, numa dialética de sede e busca da fonte, entre a passividade e a paixão, tomando consciência da importância do corpo, onde se vive e experimentam os sinais da fé, mediando a experiência psicológica do afecto e da emoção, que conduzem à mudança/conversão de personalidade, porque a pessoa foi tocada afectivamente pelos outros e pelo Outro.

Descobrir, nos factos e acontecimentos da vida pessoal, como Deus teceu a sua presença amorosa neles, como vocação, entre o silêncio e o grito, entre a passividade e a responsabilidade, consegue-se pela escuta da Palavra. No dizer de S. Jerónimo, “ignorara as Escrituras é ignorar Cristo”, lembrou o palestrante.

A relação com Deus “sacramentaliza-se” na relação com o outro: “se alguém disser “eu amo a Deus”, mas odiar o seu irmão, é mentiroso” (1Jo 4, 20).

Após o almoço, houve ocasião para a celebração do sacramento da Reconciliação, após um momento de reflexão preparatória.

G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: