Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

“O reino de Deus já está no meio de nós, mas ele crescerá na medida em que cada um se abrir ao seu mistério e dinamismo missionário” recordou D. António, na homilia da Solenidade de Cristo-Rei, lembrando à assembleia, especialmente aos Movimentos e Associações de apostolado, que “Jesus Cristo se apresenta como verdadeiro Rei de cada um de nós”, mas “a Sua realeza baseia-se no amor, no serviço e na entrega incondicional ao projeto do Pai”.

“Todos os membros dos Movimentos e Obras de apostolado são chamados a servir a Igreja à maneira de Jesus”, vincou D. António, acrescentando que “está no baptismo a identidade da vocação e missão de todos os baptizados”.

Referiu também a importância da Doutrina Social da Igreja, “um rico património da Igreja, cujo ensinamento está ainda por conhecer, estudar e aprofundar” para a construção do Reino de Cristo. “As respostas aos problemas sociais dos nossos tempos precisam da luz do Evangelho e da aplicação dos princípios da Doutrina Social da Igreja”, explicou.

Aplicando à situação de hoje, salientou que “um mundo que prescinde de Deus e do Seu projecto, cheio de complexidades, com vidas cheias de contradições e ambiguidades, um tecido social dividido, uma realidade familiar desconfigurada, uma globalização sem regras, um mundo onde aumentam os pobres, precisa de uma Igreja que seja referência e tenha um rosto transformador e renovado”.

E, a terminar, pediu a todos que “ao longo deste Ano Missionário, chamados a renovar o nosso ardor e zelo apostólico, fazemos o nosso compromisso dizendo: Todos. Tudo e sempre em Missão”, pois “a vocação e a missão dos leigos ao apostolado organizado […] deve levar a Igreja a transformar o mundo em Cristo”.

G.I./Ecclesia:G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: