Mensagem assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, evocando «barreiras físicas e psíquicas» a superar.
O Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), da Conferência Episcopal Portuguesa, desafiou as comunidades católicas a construir uma Igreja “mais inclusiva”, com lugar para todos.
“Desejamos ser uma Igreja de todos e com todos. Uma Igreja que acolha a todos como irmãos, cada vez mais inclusiva, que derrube barreiras físicas e psíquicas, que esteja atenta para ouvir cada um na sua singularidade”, assinala a mensagem divulgada por ocasião do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente a 3 de dezembro.
O texto começa por saudar as pessoas com deficiência, “um sexto da população portuguesa”, e evoca o tema escolhido pela ONU para a celebração de 2018, “Capacitação/empoderamento das pessoas com deficiência e assegurar a sua inclusão e igualdade”.
Segundo o SPPD, existe “boa vontade” na Igreja Católica em Portugal, mas também “receios”: “Para comunicar, falta continuarmos a aprender a Língua Gestual Portuguesa; queremos que nos entendam e ainda falamos de forma complexa; quer-se apertar a mão e falta o jeito”.
A mensagem cita o Papa Francisco, o qual pede que as comunidades católicas saibam “descobrir e experimentar formas coerentes para que cada pessoa, com os seus dons, os seus limites e deficiências, até graves, possa encontrar no seu caminho Jesus e abandonar-se a Ele com fé”.
O SPPD recorda o exemplo de “boas práticas” nas dioceses e em “pequenos polos de inclusão”, desde os Açores e da Madeira, até Bragança e Algarve.
“Queremos caminhar em conjunto e precisamos da vossa experiência de vida e conhecimento, da vossa persistência e resiliência, da vossa sabedoria de fazer acontecer o impossível, como possível”, pode ler-se, no texto enviado à Agência ECCLESIA.
“Desejamos ser uma Igreja que permaneça companheira, pela vida fora, no calor da amizade e do abraço inclusivo”.
Em Lisboa, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência do Patriarcado de Lisboa, vai assinalar a celebração do Dia Internacional durante a Missa do próximo domingo, pelas 11h00, na igreja da Senhora da Boa Nova, no Estoril, com transmissão em direto pela TVI, sob a presidência de D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar.
G.I./Ecclesia:OC