Em ambiente de oração te entrego, peço e agradeço a ti Jesus, nascido em Belém, deitado nas palhinhas, envolvido nos paninhos, a ti Maria nossa Mãe e a São José ofereço as nossas “Famílias em Missão”: dá-nos a tua lição de ternura e amor, nasceste pobre e humilde para ser a nossa paz, o Salvador do mundo!
Obrigado Jesus pelo Ano que vai terminar, pela festa da Sagrada Família que vamos celebrar e pelo Novo Ano que vai começar.
Nossa Senhora de Belém,
Mãe de Jesus e minha Mãe,
Mestra e cuidadora da humanidade,
Modelo da Família de Nazaré,
Esperança do todo o género humano,
Dá-nos Jesus o Teu Filho Bendito, o Salvador do Mundo,
Jesus o nosso melhor amigo, o companheiro de viagem. Aquele em quem tudo posso e me conforta.
Dá-nos o pão de cada dia e a vida em abundância, para a sabermos partilhar com os outros no quotidiano da nossa vida. Dá-nos um Ano Novo de 2019 cheio de paz e esperança.
Faz-nos acolher sempre na docilidade o Espírito Santo, para que nos ensine a ser “discípulos missionários”, cuidadores atentos das nossas famílias, das nossas comunidades, da Igreja e da humanidade inteira.
Em Ano Missionário anunciaremos sempre com alegria e entusiasmo Jesus, a verdadeira Palavra de Vida e a eterna Alegria do Evangelho.
Ó Santa Maria, Mãe de todos nós, Mãe de Deus e da Igreja, Rainha da Paz, intercede por nós, pelas nossas famílias, pela nossa Diocese, pelo nosso país e pelo nosso mundo, concede a “paz a todas as pessoas e a todas as Nações da Terra! A paz, que os anjos anunciam aos Pastores na noite de Natal, é uma aspiração profunda de todas as pessoas e de todos os povos, sobretudo de quantos padecem mais duramente pela sua falta” (Da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz – 1 de janeiro 2019).
+ António Luciano dos Santos Costa, Bispo de Viseu
G.I.