As Jornadas de Formação Teológico-Pastoral terminaram esta tarde, com a “apresentação global do Regulamento Geral de Protecção de Dados”. Lurdes Esteves fez uma apresentação genérica do documento e deu a conhecer aos presentes como o mesmo é aplicado e cumprido na IPSS com que colabora.
Foi uma sessão prática, aberta a questões práticas, em que o “sigilo profissional” também não dispensa o “bom senso”, para não se agredir a esfera privada dos utentes e das famílias que se socorrem da instituição.
Um Regulamento Interno do Centro Paroquial complementa e orienta o exercício profissional dos funcionários e dirigentes, garantindo a protecção de dados, desde os constantes em processos administrativos até às fotografias de eventos e às imagens de vigilância.
A Conferência Episcopal já publicou, no final do ano passado, um documento orientador, sobretudo para os registos paroquiais relativos à celebração dos sacramentos, mas sente-se a necessidade de proporcionar formação prática, especialmente aos párocos, sobretudo para as áreas não integradas na plataforma digital de registos, que já vai correspondendo às exigências legais.
G.I.