Pela segunda vez na cidade de Viseu e com a colaboração da Câmara Municipal, junta de freguesia de S. João de Lourosa e de cinco representantes da comunidade cigana, a Cáritas Diocesana, preparou esta 2ª. Comemoração, desta vez na freguesia de São João de Lourosa.
O local escolhido e em colaboração com o presidente da Junta, foi o Pavilhão da Gândara, que possibilitou a realização do evento com a qualidade e elevação que se pretendiam.
Começou-se com uma celebração ecuménica, com orientação do Cónego Miguel de Abreu e dos Pastores de Culto Evangélico.
O presidente da Cáritas, agradeceu a presença de todos e congratulou-se pela realização de uma festa tão importante, que juntou pela primeira vez elementos das comunidades do Bairro da Balsa, Paradinha e Freguesias de S. João de Lourosa e Silgueiros.
Salientou os dois projetos em que a Cáritas está particularmente empenhada, destinados exclusivamente às Comunidades Ciganas aqui representadas. O ROADS – Rumo a Oportunidades e Ações de Desenvolvimento Social e partilhou a boa notícia da aprovação do “Escolhas” 7ª Geração, Programa orientado pelo Alto Comissário para as Migrações, que irá continuar a desenvolver o trabalho já iniciado nas Freguesias de S. Salvador /Repeses, S. João de Lourosa e Silgueiros.
O presidente da Câmara, Almeida Henriques, também recebido com muito entusiasmo, juntamente com o vice-presidente, Joaquim Seixas, e a vereadora Conceição Azevedo, elogiou a iniciativa e congratulou-se com os progressos que se têm conseguido na área da educação, saúde, formação profissional e emprego. Está o Município verdadeiramente interessado em colaborar na procura de soluções que esta maior minoria étnica há tantos anos ansiosamente procura.
D. António Luciano proporcionou um momento alto de ecumenismo, cantando e rezando juntamente com o Pastor Paulo Ferreira, que, no momento, orientava o Culto. Dirigindo-se à comunidade cigana, referiu a sua experiência em trabalhos anteriores em Coimbra e orientou a sua reflexão no caminho da inclusão, da fraternidade entre todos baseado no respeito pelos valores de todos os filhos do mesmo Deus.
No final dialogou com todos os presentes que aproveitaram para tirar fotografias, registando a sua confraternização com todos.
A Cáritas agradeceu à Câmara Municipal de Viseu “que tanto nos ajudou na preparação deste evento” e no apoio que dá à Cáritas no sentido de conseguir o êxito nos trabalhos que desenvolve em prol desta Comunidade.
Os mesmos agradecimentos estenderam-se às individualidades presentes, Drª. Marcia Martins. Diretora do Centro Distrital de Segurança Social, diretoras da Segurança Social, E.A.P.N., Associação “Olho Vivo” e aos representantes do Departamento Diocesano das Migrações.
Também os representantes da Cáritas Portuguesa, Filipa Abecassis e Maria Luísa, e todos os funcionários da Cáritas que prepararam esta festa, receberam o reconhecimento dos responsáveis da Cáritas Diocesana, bem como o Pároco de S. João de Lourosa, Padre Luís Miguel, a deputada Lúcia Silva, os Professores da Escola de Silgueiros e de Paradinha e “todos os nossos amigos ciganos, Paulo Ferreira de S. João de Lourosa, Fernando Costa de Silgueiros, Mário Pinto de Paradinha e aos Mário Santos e António Pinto do Bairro de Paradinha”.
Um dia muito feliz para todos, por sentirem que “foram capazes de fazer uma festa tão linda, rezarmos em conjunto, ao mesmo Deus que nos ama e também porque temos a certeza que a partir de hoje, trabalhando em conjunto vamos encontrar mais respostas para a saúde, habitação, emprego e Educação para os nossos irmãos de etnia cigana”, afirmou o responsável pela Cáritas Diocesana, esperando repetir a experiência, no próximo ano.
G.I./J.B.:Direção Cáritas Diocesana de Viseu