Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

A propósito do mês de Maio, da Semana de Oração pelas Vocações e da Semana da Vida, o nosso Bispo  produziu uma Nota Pastoral, que reproduzimos:

1.   Um mês muito centrado na devoção a Nossa Senhora. A oração do terço é uma forma especial de venerar Nossa Senhora e de viver com Ela uma relação filial. Maria é a mãe que cuida de nós e ensina a rezar: assim aconteceu em Lourdes com a pequena Bernardete, em Fátima com os pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco. Maria não só ensina a rezar, como reza por nós a seu Filho e reza connosco em Igreja. Ela é Virgem orante como nos lembra o livro dos Atos dos Apóstolos, Maria em oração no Cenáculo, implora a vinda do Espírito Santo. Os Apóstolos “perseveravam unanimemente em oração, com as mulheres, Maria Mãe de Jesus e seus irmãos” (Act.1,14 ). O Concílio Vaticano II, na Lumen Gentium diz que Maria exerce uma maternidade espiritual, coopera com amor de mãe, restaura nas almas a vida sobrenatural, é nossa mãe na ordem da graça e “cuida, com amor materno dos irmãos de Seu Filho que (…) caminham ainda na terra” (LG 62).

Em Fátima pediu a oração do terço aos pastorinhos. Vamos todos durante o mês de maio, marcar o ritmo da nossa fé e da nossa vida espiritual, rezando o terço todos os dias a Nossa Senhora. Ela faz da Igreja uma mãe orante e ensina o povo de Deus a rezar.

 2.   Semana de Oração pelas Vocações de Consagração na Igreja. Tema atual e importantíssimo o das vocações. Cada comunidade é chamada a rezar e a dar testemunho cristão, para que do seio das nossas famílias, das nossas escolas, das nossas catequeses e das nossas paróquias surjam crianças, adolescentes, jovens e também adultos capazes de dizerem sim a Jesus no acolhimento e discernimento da sua vocação cristã. Jesus continua a chamar hoje, como chamou os Apóstolos. “Tu, vem e Segue-Me”. É sempre o mesmo chamamento, é preciso é criar o dinamismo de uma resposta alegre e generosa. A vocação cristã é sempre um sim a Deus, que depois se específica na diversidade de carismas e serviços na Igreja do Senhor. Rezemos ao “Senhor da Messe, que envie trabalhadores para a sua Messe”. A igreja precisa de humildes servidores na vinha do Senhor.

3.   A vida é sempre um dom de Deus. Maio é também o mês da vida.

Valorizemos a vida humana de todos e de cada um, respeitemos as diferenças, mas sejamos firmes na defesa inviolável da vida, desde o momento da conceção até à morte natural. Todos pela Missão a favor da vida. Que as nossas famílias se tornem cada vez mais os “santuários da vida”. Vivamos com alegria e empenho a Semana da Vida que se aproxima. Coloquemos no coração de Nossa Senhora de Fátima, com a oração e o testemunho de tantos peregrinos as grandes intenções do mundo, da Igreja e das nossas famílias.

Rezemos juntos, para que Portugal continue a ser sempre terra de Santa Maria e Fátima o Altar do Mundo.

+ António Luciano, Bispo de Viseu

G.I.

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: