Publicamos “Voz do Pastor” dedicada à Semana de Oração pelas Vocações e ao apoio às vítimas das tempestades ocorridas em Moçambique:

O CAMINHO PASCAL
É seguir a Cristo, o Bom Pastor!

É na vida e na alegria que nos vem de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor, que desejo convosco fazer o Caminho Pascal.

Este caminho tem uma dimensão vocacional e missionária. Vamos celebrar a 56a Semana de Oração pelas Vocações, de 5 a 12 de maio de 2019, com um tema cheio de dinamismo e esperança: “A CORAGEM DE ARRISCAR PELA PROMESSA DE DEUS.”

É uma mensagem desafiante a frase que nos é proposta para vivermos com alegria e compromisso a “Semana das Vocações”. Aproveitemos bem o material que o Secretariado das Vocações fez chegar às nossas comunidades. O tema das vocações é atual e pertinente na vida da Igreja. A notória falta de vocações e a dificuldade na generosidade de dizer “sim a Deus” fazem com que a Igreja, nossa Mãe, não cesse de recomendar a oração pelas vocações: “A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos; pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a sua Messe”. Esta intenção e preocupação da Igreja deve ser assumida por todos os cristãos, com um agir pastoral que seja favorável ao aumento de novas vocações de consagração na Igreja. Não podemos esquecer que a vocação é um dom de Deus, um chamamento de Jesus, que exige, por parte daqueles que são chamados, uma resposta livre, consciente e responsável.

É preciso dinamizar a pastoral da Igreja, pois toda a pastoral deve ser vocacional. Deus chama sempre, mas é preciso criar dinamismos próprios, especialmente através de uma pastoral mais articulada com a família, os jovens e as vocações. Uma boa pastoral familiar, juvenil e vocacional deve ser o motor de uma nova primavera de vocações na Igreja. O futuro da nossa Igreja Diocesana depende deste trabalho realizado por parte de todos: sacerdotes, diáconos, consagrados, leigos, catequistas e todos os agentes de pastoral.

Ao olhar para o horizonte de um futuro próximo, como cristãos, devemos perguntar-nos: o que é que eu estou a fazer pela pastoral das vocações na minha Diocese? Que tipo de celebrações, orações e atividades promovo na minha paróquia, na minha comunidade, para as crianças, os adolescentes, os jovens, as famílias, numa dimensão vocacional? A vocação matrimonial, sacerdotal, diaconal, consagração religiosa, contemplativa, missionária, secular, laical e também para os novos movimentos eclesiais precisa do nosso contributo, da qualidade do nosso testemunho cristão e do dinamismo vocacional que proporciona um discernimento facilitador do aparecimento de uma nova cultura vocacional na Igreja.

Promover na Diocese uma pastoral vocacional dinâmica e inclusiva, eis o desafio qualitativo para ajudar os jovens a terem “a coragem de arriscar”. O realismo perante os seminaristas que temos, a diminuição gradual de candidatos à vocação de consagração, a pouca visibilidade do pré-seminário, o aumento de serviço dado aos sacerdotes e o envelhecimento de um número significativo do clero não pode deixar- nos indiferentes perante o futuro da própria Igreja e a sobrevivência da vida eclesial das nossas comunidades.

Ainda estamos a tempo de, todos juntos, fazermos algo pelo aumento das vocações, promovendo na Igreja uma cultura de discipulado missionário. É preciso passar de uma pastoral de manutenção, para uma pastoral de ação, de renovação missionária, ministerial e vocacional. É à luz da Páscoa que percebemos todo o sentido da Eucaristia, do Sacerdócio e do serviço vocacional; são um tema que nos merece estudo, tempo e oração. Trabalhar pelas vocações e rezar é uma oportunidade para nos sentarmos com Jesus à mesa e fazer a experiência da verdadeira comunhão, reconhecendo-O ao partir do Pão. “No calor da tua presença, Jesus Eucaristia, acolhemos o sonho que nos ofereces e abraçamos o futuro a que nos chamas”.

Aceita, Senhor, a nossa vida, a nossa oração e concede à tua Igreja o dom de muitas e santas vocações.

Por intercessão de Maria, modelo de todos os consagrados, convido-vos a rezar por todos os consagrados que trabalham na nossa diocese, agradecendo o seu serviço e pedindo, para eles e para todos nós, o dom da fidelidade.

No dia 1 de maio de 2019, festa de São José Operário, inicia o mês de Maio: que seja um tempo forte de amor e confiança a Nossa Senhora. De modo particular, através da oração do terço, queremos pedir todos os dias, ao Coração Imaculado de Maria, o dom de vocações de consagração para a Igreja.

No próximo domingo, dia 5 de maio de 2019, celebramos também o dia da Mãe. Rezemos por todas as mães, principalmente as que se encontram em sofrimento e dificuldade; rezemos por todos os filhos e peçamos a Nossa Senhora, Mãe de Jesus, uma bênção de Deus especial para todas as mães. Parabéns pelo dom da maternidade! Que Deus vos recompense por tão bela vocação: Ser Mãe é também descobrir um caminho de verdadeira santidade. Agradeçamos a Deus o dom da vida da nossa mãe.

Lembro ainda a todos os sacerdotes que o peditório do dia 12 de maio de 2019, como foi anunciado, será para as vítimas de Moçambique. Que Jesus, o Bom Pastor, nos ensine a estarmos atentos às necessidades do próximo, a sermos generosos e a sentirmos a alegria de partilhar o nosso pão com as ovelhas mais carenciadas do Rebanho do Bom Pastor!

“Só a tua voz, Jesus, me chama com tal intensidade que me decido a seguir-Te para onde me levares.”

Em Cristo, o Bom Pastor, o vosso Bispo confia-vos esta preocupação e missão vocacional.

† António Luciano, Bispo de Viseu