A GNR está desde sábado e até 13 de maio a realizar ações de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima para apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações e nas celebrações religiosas.

Os objetivos desta operação Peregrinação Segura 2019 da GNR é acompanhar os milhares de peregrinos que nesta altura do ano se deslocam para o Santuário de Fátima, para a tradicional celebração das aparições. Os militares vão reforçar ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes durante a operação, adianta a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado. Como a maioria das pessoas que participa nas peregrinações efetua o percurso a pé, em grupos numerosos, muitas vezes, em vias com trânsito intenso e com bermas estreitas ou sem elas, a GNR deixa alguns conselhos aos peregrinos como “andar em fila indiana” e “sinalizar o início e o fim dos grupos” e andar só pela berma da estrada.

Não andar na estrada e caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito, não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões, usar sempre coletes refletores, não andar sozinho durante a noite e, se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada, são outras recomendações da GNR. A GNR aconselha ainda os peregrinos a não usarem auscultadores, a não utilizarem o telemóvel durante a caminhada para evitar distrações e a tomarem especiais cuidados ao atravessar as vias.

Centro Pastoral pronto para assistir centenas de peregrinos

Em Viseu, o Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) da Diocese é quem assegura o centro de apoio aos peregrinos que funciona no Centro Pastoral e onde participam dezenas de voluntários desde médicos, enfermeiros, estudantes de enfermagem, fisioterapeutas, massagistas e muitas outras pessoas dispostas a colaborar, independentemente da tarefa que a operação exige, entre elas vários párocos para apoio espiritual. De acordo com o MMF, está previsto os peregrinos chegarem este ano mais cedo, também um sinal de que estão mais organizados e cautelosos. A partir de domingo, 5 de maio, o Centro Pastoral começou a receber os primeiros fiéis, embora o grande dia fosse agendado para segunda-feira, 6 de maio, com a previsão de chegada de cerca de 400 peregrinos sobretudo dos concelhos do norte do distrito de Viseu e também de Vila Real. A assistência aos peregrinos pelo MMF da Diocese prolonga-se até quarta-feira, 8 de maio, com grupos já marcados, mas o apoio pode estender-se até muito próximo do 13 de maio. A par das recomendações da GNR e de se intensificar o patrulhamento nos próximos dias, o MMF de Viseu lembrou no ano passado que os peregrinos precisam de tomar mais precauções com o corpo, para efetuarem centenas de quilómetros que a peregrinação, por vezes, exige. Ao longo do tratamento confirmava-se essa falta de preparação para fazer uma peregrinação e mesmo a falta de conhecimento de pormenores considerados fundamentais. Segundo o MMF é fundamental os peregrinos participarem nas ações de formação que decorrem ao longo do ano, para uma melhor preparação física, espiritual e ao nível da prevenção rodoviária.

G.I./J.B.

CategoryFátima, Pastoral