Open/Close Menu A Diocese de Viseu é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica em Portugal

Papa abençoou primeira pedra de santuário dedicado à santa católica, figura de referência do século XX.

O Papa Francisco visitou hoje o Memorial da Madre Teresa de Calcutá, na sua cidade natal de Skopje, evocando a santa católica do século XX como “voz” e “mãe” dos pobres.

Numa oração pronunciada perante representantes de várias religiões presentes na Macedónia do Norte e religiosas das Missionárias da Caridade, Francisco declarou que Santa Teresa de Calcutá se “tornou a voz suplicante dos pobres e de todos aqueles que têm fome e sede de justiça”.

Acompanhado pelas irmãs da congregação fundada por Madre Teresa, o pontífice começou por depositar flores aos pés da estátua da santa, rezando na capela do memorial, diante de relíquias da religiosa e alguns objetos pessoais.

A visita foi acompanhada, também, por dois primos de Santa Teresa de Calcutá, num espaço construído no local da antiga igreja do Sagrado Coração de Jesus, em que ela foi batizada.

“Intercedei junto de Jesus para que também nós obtenhamos a graça de estar vigilantes e atentos ao grito dos pobres, daqueles que estão privados dos seus direitos, dos doentes, dos marginalizados, dos últimos”, rezou Francisco.

O Papa disse que a Igreja tem o dever de dar um “testemunho credível”, realizando “obras de justiça, amor, misericórdia, paz e serviço”.

Após a oração, o pontífice cumprimentou os líderes religiosos e os primos de Madre Teresa, seguindo para o pátio onde se reuniram cerca de 100 pessoas pobres, assistidas pelas Missionárias da Caridade.

Francisco abençoou a primeira pedra do Santuário de Madre Teresa (1910-1997), prémio Nobel da Paz em 1979, que foi canonizada pelo atual Papa a 4 de setembro de 2016.

G.I./Ecclesia:OC

CategoryIgreja, Papa, Pastoral

© 2016 Diocese de Viseu. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: scpdpi.com

Siga-nos: